FGM e Undime GO dialogam sobre a educação nos municípios

A Federação Goiana de Municípios realizou, na manhã desta terça-feira, 20, uma reunião com o Presidente do União dos Dirigentes Municipais de Educação Secção Goiás e Vice-presidente do Undime Nacional, Marcelo Costa. No encontro foram esclarecidas  duvidas municipalistas a cerca de temas como: volta as aulas, aprovação e reprovações escolares, além de promover orientações sobre essas demandas. Representando a FGM estava a figura do seu Presidente e Prefeito de Porteirão, Cunha, confirmando o interesse da entidade em pautas que contribuem para a administração pública.
Sobre a volta as aulas, o Presidente da Undime lembra que o retorno aprovado em Goiânia, marcado para o dia 20 de novembro até 18 de dezembro, será um período teste. O que não gera a necessidade de todas as localidades adotarem o mesmo regime, pelo contrário, Marcelo Costa  defendeu que os municípios criassem conselhos locais para definir essa abertura. “O problema é epidemiológico e, juridicamente, desde a decisão do STF que dá autonomia para os municípios, a responsabilidade da abertura também é da gestão. O COE não autoriza aberturas, só disponibiliza dados que permitem essa decisão, mas o decreto final é do Prefeito”.
O Presidente da FGM, Cunha, reiterou a dificuldade municipalista em retomar a programação escolar, principalmente em pequenos e médios municípios. Durante a reunião, Marcelo anunciou boas notícias: a Undime e o Tribunal de Contas dos Municípios estão elaborando um roteiro de recomendações de pré requisitos para a volta as aulas, o que possibilitará uma organização de finanças por parte dos conselhos municipais.
Tema que gera dúvidas, a reprovação escolar, foi explanado pelo Presidente do Undime, Marcelo Costa. “Não devemos nos preocupar com resultados neste momento. Deviríamos ser mais brandos e recuperá-los a partir do ano que vem. Se ocorrer uma rigidez por notas, criaremos uma época de fracasso. Temos que acolher e nos responsabilizar por eles, “. Marcelo Costa relembra que desde a Resolução 15 do Conselho Estadual de Educação, o conselho de classe de cada escola é soberano nas decisões de aprovação, desde que haja o cumprimento de 800 horas aula. Fica a critério das instituições de ensino a interpretação do grau de aprendizado de cada aluno.
A Federação Goiana de Municípios e o Undime comemoram uma estreita parceria com muitos projetos já realizados, como as Webinars. O Presidente da FGM, Cunha lembra dos benefícios que esta parceria trouxe aos municípios goianos. “Em muitas oportunidades falamos de temas que, verdadeiramente, transformam a administração pública. Em período eleitoral, todo cuidado é pouco em entregar um mandato com muitos êxitos”.