FGM esclarece prestação de contas do Transporte Escolar

A Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou na manhã desta segunda-feira (30), uma reunião por webconferência em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além da participação da Associação Goiana de Municípios (AGM). A conferência reuniu mais de cem participantes onde debateram e tiraram dúvidas dos gestores em relação ao tema Transporte Escolar: Prestação de Contas em Tempos de Pandemia.
Na abertura, o Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, cumprimentou o Governo do Estado por meio da Secretária Fátima Gaviolli por manter o pagamento em dia do transporte escolar. Cunha ainda lembrou que a secretária quitou as 04 parcelas em atrasos que ficaram da gestão ainda no ano de 2018.
Durante a videoconferência, a Secretária do Estado da Educação, Fátima Gavioli, agradeceu a parceria com a FGM, “Em tempos de pandemia, trabalhar em conjunto com todas as entidades só fortalece as ações nos Municípios e no Estado”. Gaviolli lembrou que o transporte escolar tem sido alvo de diversos questionamentos sobre a sua utilização, pagamento e a prestação de contas durante a pandemia.
A secretária também explanou sobre o retorno das aulas. Gaviolli alertou os gestores municipais que, “È importante que nesse momento que não ocorre aulas presenciais, os gestores guarde e destine um pequeno valor para compra de equipamentos de higiene para as escolas (Tapete, álcool em gel, termômetros e etc.) já preparando-se para o retorno”, salientou Fátima.
Ademar Rodrigues, explicou que a prestação de contas será toda ela realizada online. Será necessário digitalização de toda a documentação para o envio. O superintendente ressaltou que “Os municípios não podem deixar de enviar sua prestação de contas pois isso proporcionará o bloqueio do recurso.
A Coordenadora da Prestação de Contas do Transporte Escolar, Èdila Silveira Fonseca Carneiro, ainda alertou aos Municípios que devido a não ter aulas presenciais é importante que os gestores municipais enviem as notas de postos de combustíveis, também é importante o envio do relatório com assinatura dos pais mostrando a entrega.
O presidente da Undime, Marcelo Costa, reforçou a importância das escolas estarem preparadas para receber os aulos durante as aulas remotas e a relevância da comunicação entre as áreas educacionais e os municípios, também agradeceu pelo trabalhos prestados da FGM.
Mais informações pelo telefone (62) 3201-2358.
O e-mail é: [email protected]
Fonte: Assessoria de Comunicação da FGM, por Pedro Fellipe e Jailka Costa.