FGM informa cursos para a qualificação da educação municipal

A Federação Goiana de Municípios (FGM) expõe aos Gestores municipais cursos de capacitação que podem qualificar a educação nos municípios goianos. O Projeto Vamos Aprender disponibiliza conteúdo dirigido a estudantes da educação básica e o curso Explorando Novos Esportes pretende agregar na formação de professores de educação física.

Projeto Vamos Aprender

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) desenvolveu o projeto Vamos Aprender que disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes públicas estaduais e municipais com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica.
A programação conta com 320 programas educativos disponíveis que abrangem vídeos interativos, textos e orientações, conteúdos didáticos e exercícios, para ter acesso aos materiais, disponíveis via televisão, aplicativos e plataformas on-line, e que também são úteis como ferramenta para reforço escolar, é necessário que os gestores da redes realizem a adesão ao programa, através do site.
A Rede Vida e o Canal Futura estão fazendo a veiculação do programa Vamos Aprender em 395 cidades de todo o país, o cronograma e a programação estão disponíveis no site da Rede Vida e Canal Futura.
O projeto é parceria técnica da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e CIEB, e apoio de Unesco, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Imaginable Futures e Itaú Social.

Curso Explorando Novos Esportes 

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Programa Impulsiona, convida professores de Educação Física de todo o Brasil a se inscreverem no curso “Explorando Novos Esportes”. Essa formação on-line contempla estágios do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, a categorização dos esportes e formas criativas de incluir novas modalidades no planejamento das aulas.
O curso é gratuito, tem carga horária de 10 horas e é certificado pelo Impulsiona e pelo Instituto Singularidades, uma das principais faculdades de formação de professores do país.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 70% das crianças brasileiras não fazem o mínimo de atividade física recomendada. Esse dado ficou ainda mais preocupante no período da pandemia. Tarcilene Idalgo, professora de Educação Física de Franca (SP), conta que, com as escolas fechadas em muitas cidades brasileiras, a diversidade de esportes pode ajudar a movimentar os jovens dentro de casa. “Tem criança que não gosta de bola, que prefere ginástica, dança, luta… Esse curso ajuda os professores a planejarem o ano letivo de forma organizada e inclusiva.”
Renato de Oliveira Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, explica que os professores podem concluir o curso no seu ritmo. “Os inscritos têm até 30 dias para concluir os estudos. É um conteúdo dinâmico, com textos, fotos, vídeos, conteúdos complementares em PDF e atividades interativas.”
Para se inscrever, basta acessar a página do Impulsiona: https://impulsiona.org.br/educacao-esportiva-impulsionador/
FGM