FGM marca presença na abertura da XXI Marcha a Brasília

O presidente da FGM, Haroldo Naves, marcou presença na cerimônia oficial de abertura da XXI Marcha a Brasília, realizada pela CNM, que ocorreu na manhã desta terça-feira (22). A equipe da entidade municipalista goiana está na capital federal desde segunda-feira (21), preparando para receber os prefeitos goianos que passam pelo Centro Internacional de Convenções de Brasília.
A cerimônia de abertura apresentou aos participantes vídeos institucionais de boas-vindas, falando sobre a história do movimento municipalista, sua colaboração na gestão local e apresentando dados importantes das conquistas do movimento nos últimos dez anos.
Além do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e da República, Michel Temer; subiram ao palco os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, das Cidades, Alexandre Baldy, do Turismo, Vinicius Lummertz, e interino do Meio Ambiente, Edson Duarte; diretores da Confederação Nacional de Municípios; presidentes das entidades estaduais de representação municipal; Nick Fabiancic, representante da ONU Brasil; Jhon Abiud Ramírez, representante da Federación Latinoámericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones Municipalistas (Flacma); o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza; o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli; o presidente do Sebrae, Afif Domingos; o diretor-geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizetti.
A cerimônia de abertura contou também com a presença dos senadores Ana Amélia (Progressistas-RS) e Wellington Fagundes (PR-MT) e dos deputados Darcisio Perondi (MDB-RS), Herculano Passos (MDB-SP), Valdir Colatto (MDB-SC), Atila Lira (PSB-PI), Júlio César (PSD-PI), Rodrigo Martins (PSB-PI), Mauro Pereira (MDB/RS), Fernando Coutinho (PROS/PE) e Baleia Rossi (MDB-SP).
Caderno de Compromissos com o Brasil
No caminho para a plenária principal da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um enorme caderno sob uma bancada chama atenção de quem passa. A CNM disponibilizou o documento Compromisso com Brasil para colher a maior quantidade de assinaturas dos participantes.
A mobilização de todos para assinar o caderno é vista ao observar a longa fila que se forma na espera para registrar os dados no documento. O prefeito de Pilar de Goiás (GO), Sávio de Souza Soares Batista, foi um deles. Logo após a assinatura, o gestor reforçou que o compromisso não deve ser apenas do presidente da República, mas de todos os políticos.
“A partir do momento que a gente assina, nós estamos nos comprometendo também com o nosso país, em poder ajudar como prefeito, as pessoas que moram nas cidades. Assinando, assinamos um termo de compromisso para sempre tentar melhorar o nosso país”, ressaltou.
O caderno Compromissos com o Brasil será entregue, em janeiro de 2019, ao presidente da República eleito. Nele, as pautas municipalistas que são importantes para o desenvolvimento não só dos Municípios, mas de todo o país.
Mobilização municipalista
A programação da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é extensa. Plenárias, exposição, arenas temáticas, atendimento técnico e muito mais. Porém, muito além de um encontro, o evento é um movimento. Mobiliza o municipalismo de todo Brasil em torno de causas que auxiliam o trabalho e o cuidado dos gestores com as suas cidades e seus munícipes.
Para o presidente, Haroldo Naves, a Marcha é a oportunidade dos prefeitos e prefeitas de todo o país se unirem e mobilizarem sobre as suas causas, “só nós prefeitos sabemos a situação dos nossos municípios, a luta municipalista não acaba o evento é a chance de conseguirmos mais e mostramos a nossa força” afirma o presidente.
A prefeita de Buritinópolis (GO), Ana Paula Dourado, diz que nesses quatro dias de XXI Marcha, será possível trabalhar pelos municípios e destacou o papel das mulheres nesse movimento. “Hoje, participo do encontro de Municipalistas Mulheres. Para nós mulheres são muitas dificuldades, mas é muito bom estarmos à frente dos Municípios e queremos mais mulheres nessa luta”.
Stand FGM
Bem movimentado e requisitado o stand montado pela FGM juntamente com a AGM, para a Marcha, tem sido sucesso entre os prefeitos, prefeitas, primeiras-damas e gestores goianos. O espaço reservado pelas entidades municipalistas tem acolhido os gestores que passam pelo evento, e disponibiliza alguns serviços práticos e rápidos aos mesmos. Como a confecção de carteirinhas de autoridades, assessoramento técnico em várias áreas, destaque para os diagnósticos das receitas municipais. Além disso os gestores que passam pelo atendimento da FGM, estão sendo presenteados com uma impressão em 3D em miniatura deles.
Para o presidente, Haroldo Naves, o trabalho da FGM é de sempre estar onde os gestores estão. “A Marcha é um evento importantíssimo e a chance de lutarmos por nossas causas e bandeiras. A Federação tem trabalhado sempre para consolidar o melhor aos nossos gestores, este ano melhoramos a nossa estrutura para oferecer conforto, proximidade, qualidade e serviço técnico de excelência aos nossos prefeitos e prefeitas que vieram a Brasília participar da causa municipalista” frisa o gestor.
 
Fonte: FGM com dados da CNM