FGM participa de audiência pública da ALEGO sobre as melhorias no enfrentamento da COVID-19 no SUS

A Federação Goiana dos Municípios (FGM), representada pelo Presidente Cunha, na manhã desta quarta-feira (17), participou da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) para debater as melhorias no enfrentamento da COVID-19 no sistema único de saúde (SUS) em Goiás.
O idealizador da audiência foi o deputado Paulo Cezar Martins (MDB), que durante a reunião virtual afirmou que viabilização da discussão é de extrema importância pela necessidade de analisar a pandemia como um todo. “Sei que o sistema único de saúde tem um papel importante para o desenvolvimento do estado e do país”, afirma.
O Presidente Cunha destacou que, “mediante a pandemia que vem afetando todos os cidadãos, é de suma necessidade reuniões para discutirmos formas de melhorias e auxílio à nossa população. Todos nós estamos unidos com um único propósito: adquirir o quanto antes as vacinas para imunizar e buscar medidas que consolidem os cuidados necessários para que não haja maiores disseminações do vírus. A Federação Goiana dos Municípios se coloca à disposição para participar de debates e medidas com o objetivo de conquistar melhorias”, ressalta Cunha.

Foi pautado na reunião a necessidade de entrar na fila para adquirir as doses das vacinas o mais rápido possível pela importância das vidas que é a preocupação principal e essencial em vista a pandemia, mediante aos casos confirmados e inúmeras famílias sendo desestruturadas por um vírus devastador.
“É preciso ter um planejamento e uma ação em conjunto. Nós temos que formar uma comissão e vamos conversar com o governador Ronaldo Caiado (MDB)”, afirma Paulo Cezar.
Segundo o Secretário Ismael Alexandrino, o diálogo deve prevalecer para que as próximas decisões sejam tomadas de forma assertiva. Deixando claro que a vacina é o principal meio para combater a pandemia, não excluindo a necessidade de que haja leitos de UTIs disponíveis para atender a população.
O deputado e vice-presidente da Comissão de Saúde, Antônio Gomide (PT), afirma que para sair da grande crise da saúde atual são necessárias iniciativas o quanto antes, deixando claro que o estado de Goiás acredita na vacina e entende a necessidade de que haja uma renda mínima disponível para que os cidadãos possam ficar em casa e seguir as medidas de isolamento social.
Participantes 
Representando a ALEGO estavam o Deputado, Paulo Cesar Martins (MDB), o presidente da Comissão de Saúde, Gustavo Sebba (PSDB), o vice-presidente da Comissão de Saúde, Antônio Gomide (PT); o deputado Delegado Eduardo Prado (DC). Dando o parecer do Governo de Goiás, esteve presente o Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.
Também participaram da audiência, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus; Denilson Magalhães, consultor da Área Técnica da Saúde que representou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás, Verônica Savatin Wottrich; o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato; Nilva De Melo Cavalcante, representando Edna de Souza Batista do Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
Fonte: FGM