FGM participa de evento sobre administração do Legislativo Municipal

Evento ocorreu na sede da ACIAG, em Aparecida de Goiânia (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


Com o objetivo de qualificar os gestores legislativos para atender aos anseios da população, ocorreu na manhã desta terça-feira (21) o seminário  TCM e o Legislativo Municipal: Novo conceito de administração, organizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). A Federação Goiana de Municípios (FGM) foi representada pelo presidente Haroldo Naves durante evento realizado na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).
Haroldo Naves ressaltou a necessidade da sintonia entre Municípios, entidade municipalistas, órgãos de fiscalização e câmaras municipais para enfrentar os momentos de dificuldades econômicas enfrentadas pelas gestões locais.

Haroldo Naves pontuou a necessidade de criação de um modelo de profissionalização (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


O presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, aproveitou para destacar o objetivo do tribunal de contas em orientar e prevenir os presidentes de câmaras no exercício da gestão. Segundo ele, uma das metas do TCM é estabelecer parcerias com o legislativo municipal para auxiliar nos próximos quatro anos. “Quem julga as contas das Câmaras é o TCM e, a cada dez presidentes, seis ou sete têm problemas com o tribunal e acabam inelegíveis”, alertou.“Temos que buscar a capacitação dos nossos gestores municipais para garantir um modelo de profissionalização e gestão capaz de dar subsídios pra enfrentarmos essa crise que afetou os Municípios”, afirmou o presidente da FGM que ainda convidou os participantes para participarem do evento sobre recuperação de receitas e soluções para a crise fiscal e financeira nos municípios, que será realizada no dia 15 de março (mais informações em breve).

Presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


O eventoPor sua vez, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ressaltou o privilégio de receber o evento na cidade que visa qualificar o trabalho do legislativo. “A cada dia, a população exige mais uma administração que saiba estabelecer prioridades e que respeite os compromissos de campanha. Para esse processo, o papel dos vereadores é fundamental para o avanço da qualidade municipal”, ressaltou.Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)
O evento pretende reunir presidentes de Câmaras e vereadores dos 246 municípios goianos para debater o Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA), Novas Competências na Análise e Julgamentos das Contas de Gestão, além de informações relativas aos subsídios dos agentes políticos, incluindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no que se refere ao pagamento de 13º salário e de terço de férias aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Também participaram do evento o deputado federal, Daniel Vilela; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; o presidente da União dos Vereadores de Goiás (UVG), Ricardo de Oliveira Carneiro; e conselheiros do TCM-GO.