FGM participa do 11º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil – Etapa Goiás

Identificar as melhores práticas e propor medidas para aperfeiçoar procedimentos e a normatização na gestão das transferências da União. Esse foi o tema do 11º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil – Etapa Goiás, realizado na quarta-feira (25/8). O evento, realizado virtualmente, contou com a participação da Federação Goiana de Municípios (FGM), representantes do governo de Goiás, do Legislativo estadual e federal, do Ministério da Economia (ME), da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público e de diversos órgãos estaduais e municipais de Goiás. Entre os principais assuntos abordados estão a retomada de obras inacabadas, inovações nas transferências e o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR).

O evento teve mais de 600 inscritos e mais de 2 mil visualizações, com a representação de diversos municípios goianos, secretarias e entidades estaduais, além de representantes de outros locais do Brasil.

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede +Brasil é uma rede colaborativa, em modelo de cooperação, composta por atores envolvidos nas transferências de recursos federais para Estados, Municípios e organizações da sociedade civil. Desde 2015, essa rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes.

A Rede +Brasil do Ministério da Economia incentiva a realização de eventos como esse. Apenas dessa forma é possível trazer fluidez ao diálogo entre os atores, recurso essencial para a promoção do engajamento, da melhoria e do aumento da eficiência dos processos de transferências, e desenvolver soluções pensadas colaborativamente para se avançar na agenda da excelência em​ gestão pública.

Acesse a gravação do evento, clique aqui.

Acesse as apresentações realizadas no evento:

Inovações nas transferências da União: Rede + Brasil e Plataforma +Brasil.
Regina Lemos de Andrade – Diretora do Departamento de Transferências da União, da Secretaria da Gestão do Ministério da Economia.

Transferências de Recursos da União – Atuação do TCU
Paulo Henrique Nogueira – Secretaria do TCU no Estado de Goiás

Transferências de Recursos da União – Atuação da CGU
Renato Barbosa Medeiros – Superintendente CGU no Estado de Goiás.

BB Gestão Ágil
Mariana Cappellari – Gerente de Soluções da Gerência de Depósitos Institucionais, da Diretoria de Governo

O Modelo de excelência em gestão das transferências da União – MEG-TR
Esaú Mendes – Especialista em Gestão do Departamento de Transferências da União, da Secretaria da Gestão do Ministério da Economia.

Atuação da CAIXA enquanto Mandatária da União
Felipe Figueiredo Góes – Gerente Nacional Na Caixa Econômica Federal
Participação: Davi Quirino Rodrigues – Gerente de Governo Caixa Econômica Federal – Filial Goiânia