FGM promove Encontro Anual de Gestores Municipais
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO
O governador Ronaldo Caiado foi o grande homenageado do evento, com a honraria do Mérito Municipalista da FGM: O Prêmio Iris Rezende Machado
Com o tema ‘Os Desafios e Perspectivas Para 2022’, a Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou nessa quarta-feira (08), o Encontro Estadual de Gestores Municipais. Mais de 150 prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas, além do governador Ronaldo Caiado, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, Ana Paula Rezende (filha de Iris Rezende), presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro e consultores do tribunal, dentre vários outros convidados participaram do grande evento.
Temas relevantes aos gestores municipais foram o foco de debates e capacitações, dentre eles as perspectivas econômicas para 2022, planejamento e aumento da arrecadação própria, além de programas e visão do Governo Federal para o próximo ano. O corpo de consultores técnicos da FGM e do Tribunal de Contas dos Municípios abordaram assuntos de diversas áreas.
Capacitações aos gestores municipais
Segundo o presidente da FGM, Haroldo Naves, o Encontro Anual de Gestores Municipais é uma parceria com o Sebrae, Banco do Brasil, Governo do Estado de Goiás, Governo Federal e diversas entidades, que objetiva capacitar os gestores municipais. “O foco é trazer ao debate questões como a questão do Fundeb, da educação que é de preocupação dos prefeitos, entre outras temáticas que facilitam a vida dos gestores, para que possam fechar o ano e tomar uma decisão com embasamento técnico”, destaca.
Joaquim de Castro, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), destaca que o Encontro tem a importância de orientar o gestor e fazer com que ele venha se capacitar cada vez mais. “A legislação não é fácil de se cumprir e temos consciência disso. Somente através da capacitação que se pode alcançar objetivos. O TCM irá falar sobre a nova lei do Fundeb, que é assunto interessante, principalmente para os municípios que estão tendo dificuldade de cumprir com o percentual exigido pela lei. O objetivo é dizer ao gestor o caminho que ele deve seguir e proporcionar uma administração pública de qualidade”, afirma.
Braço financeiro para os municípios
O Banco do Brasil levou para o Encontro Anual de Gestores Municipais uma equipe especializada, que vivencia todos os desafios da gestão pública, segundo enfatizou Heriberto Júnior, gerente geral de Goiás: “a FGM tem o papel de reunir as melhores soluções, melhores orientações e assessorias aos municípios e o Banco do Brasil faz o mesmo trabalho, só que somos um braço financeiro, então trazemos a aplicação do recurso da melhor forma. Também traz a solução para a prefeitura gastar melhor e comprar mais e essa visão de uma gestão pública eficiente é o nosso dia-a-dia”.
Dentre os mais de 150 prefeitos que participaram do Encontro Anual, o prefeito de São Luis do Norte, Elieudes Moraes, teve acesso a diversas informações e capacitações. “A expectativa é grande, já que esse evento vem reunindo todos os prefeitos para trocar ideias e demandas, para conseguirmos mais recursos com o objetivo de nos aprimorarmos. A FGM vem fortalecendo os municípios cada vez mais junto ao governo estadual e federal”, destaca o prefeito.
Premiação aos gestores municipais
Os gestores municipais também foram homenageados durante o Encontro Anual de Gestores Municipais, com a premiação para as 25 melhores gestões com base nos índices do Instituto Mauro Borges e FIRJAN. “O conselho deliberativo e diretoria da FGM entendeu por fazer essa premiação de forma regionalizada, por perceber que um prefeito que concorre na região nordeste, talvez não tenha a mesma igualdade da região sul, mas vai concorrer dentro da região dele”, enfatiza o presidente da FGM, Haroldo Naves.
Prêmio Iris Rezende Machado: governador Ronaldo Caiado é homenageado
O governador Ronaldo Caiado foi o grande homenageado do evento, com a honraria do Mérito Municipalista da FGM: O Prêmio Iris Rezende Machado, insígnia que dignifica o nome do ex-prefeito e ex-governador que deixou seu nome marcado na história de nosso Estado.
O presidente da FGM, Haroldo Naves, desatacou que “o prêmio Prefeito Iris Rezende está sendo entregue ao governador Ronaldo Caiado é um reconhecimento dos gestores municipais por ser o governador municipalista que tem atendido os municípios”, enfatizou Haroldo Naves.
Em seu pronunciamento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou seu grande contentamento. “Receber o reconhecimento dos prefeitos com o prêmio que leva o nome de um homem que fez escola política de Goiás é uma honra. Eu e Íris Rezende criamos um vínculo muito forte em 2014, que gerou uma amizade familiar. A paixão que Íris sempre teve por Goiás e Goiânia é admirável”, destacou o governador.
Moção de aplausos aos Secretários de Estado
O Governo de Goiás como parceiro para o desenvolvimento dos Municípios goianos foi tema de debate ministrado pelo Pedro Henrique Sales, presidente da GOINFRA. O Governo Federal como parceiro para o desenvolvimento dos Municípios goianos foi discutido por Flávio Giussani, Secretário Especial de Assuntos Federativos.
A Aplicação Mínima do FUNDEB no atual exercício foi ministrada por Carolina Moura, Auditora de Controle Externo do TCM. Já o Planejando o aumento da receita própria foi elucidado por Eduardo Stranz, Consultor da FGM. Norton Pinheiro, Auditor Fiscal da Secretaria de Economia, também trouxe informações relevantes.
A Revisão das Divisas de Fronteiras entre municípios goianos foi tema de debate com Guilherme Rezende, Diretor do Instituto Mauro Borges. Já o Programa de Compliance Municipal para 2022 foi discutido por Joaquim de Castro, Presidente do TCM Go. Henrique Moraes Ziller, Secretário da Controladoria Geral do Estado também trouxe debates importantes.
Compartilhar
Relacionadas
23 jan 2025
Governo Federal convida os gestores goianos para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em 2025
22 jan 2025
Prova Nacional melhora a qualidade de professores efetivos
22 jan 2025
MEC lança guia de currículo e clube de letramento
22 jan 2025