FGM promove Encontro Anual de Gestores Municipais

  • por

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

O governador Ronaldo Caiado foi o grande homenageado do evento, com a honraria do Mérito Municipalista da FGM: O Prêmio Iris Rezende Machado

Com o tema ‘Os Desafios e Perspectivas Para 2022’, a Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou nessa quarta-feira (08), o Encontro Estadual de Gestores Municipais. Mais de 150 prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas, além do governador Ronaldo Caiado, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, Ana Paula Rezende (filha de Iris Rezende), presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro e consultores do tribunal, dentre vários outros convidados participaram do grande evento.

Temas relevantes aos gestores municipais foram o foco de debates e capacitações, dentre eles as perspectivas econômicas para 2022, planejamento e aumento da arrecadação própria, além de programas e visão do Governo Federal para o próximo ano. O corpo de consultores técnicos da FGM e do Tribunal de Contas dos Municípios abordaram assuntos de diversas áreas.

Capacitações aos gestores municipais

Segundo o presidente da FGM, Haroldo Naves, o Encontro Anual de Gestores Municipais é uma parceria com o Sebrae, Banco do Brasil, Governo do Estado de Goiás, Governo Federal e diversas entidades, que objetiva capacitar os gestores municipais. “O foco é trazer ao debate questões como a questão do Fundeb, da educação que é de preocupação dos prefeitos, entre outras temáticas que facilitam a vida dos gestores, para que possam fechar o ano e tomar uma decisão com embasamento técnico”, destaca.

Joaquim de Castro, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), destaca que o Encontro tem a importância de orientar o gestor e fazer com que ele venha se capacitar cada vez mais. “A legislação não é fácil de se cumprir e temos consciência disso. Somente através da capacitação que se pode alcançar objetivos. O TCM irá falar sobre a nova lei do Fundeb, que é assunto interessante, principalmente para os municípios que estão tendo dificuldade de cumprir com o percentual exigido pela lei. O objetivo é dizer ao gestor o caminho que ele deve seguir e proporcionar uma administração pública de qualidade”, afirma.

Braço financeiro para os municípios

O Banco do Brasil levou para o Encontro Anual de Gestores Municipais uma equipe especializada, que vivencia todos os desafios da gestão pública, segundo enfatizou Heriberto Júnior, gerente geral de Goiás: “a FGM tem o papel de reunir as melhores soluções, melhores orientações e assessorias aos municípios e o Banco do Brasil faz o mesmo trabalho, só que somos um braço financeiro, então trazemos a aplicação do recurso da melhor forma. Também traz a solução para a prefeitura gastar melhor e comprar mais e essa visão de uma gestão pública eficiente é o nosso dia-a-dia”.

Dentre os mais de 150 prefeitos que participaram do Encontro Anual, o prefeito de São Luis do Norte, Elieudes Moraes, teve acesso a diversas informações e capacitações. “A expectativa é grande, já que esse evento vem reunindo todos os prefeitos para trocar ideias e demandas, para conseguirmos mais recursos com o objetivo de nos aprimorarmos. A FGM vem fortalecendo os municípios cada vez mais junto ao governo estadual e federal”, destaca o prefeito.

Premiação aos gestores municipais

Os gestores municipais também foram homenageados durante o Encontro Anual de Gestores Municipais, com a premiação para as 25 melhores gestões com base nos índices do Instituto Mauro Borges e FIRJAN. “O conselho deliberativo e diretoria da FGM entendeu por fazer essa premiação de forma regionalizada, por perceber que um prefeito que concorre na região nordeste, talvez não tenha a mesma igualdade da região sul, mas vai concorrer dentro da região dele”, enfatiza o presidente da FGM, Haroldo Naves.

Prêmio Iris Rezende Machado: governador Ronaldo Caiado é homenageado

O governador Ronaldo Caiado foi o grande homenageado do evento, com a honraria do Mérito Municipalista da FGM: O Prêmio Iris Rezende Machado, insígnia que dignifica o nome do ex-prefeito e ex-governador que deixou seu nome marcado na história de nosso Estado.

O presidente da FGM, Haroldo Naves, desatacou que “o prêmio Prefeito Iris Rezende está sendo entregue ao governador Ronaldo Caiado é um reconhecimento dos gestores municipais por ser o governador municipalista que tem atendido os municípios”, enfatizou Haroldo Naves.

Em seu pronunciamento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou seu grande contentamento. “Receber o reconhecimento dos prefeitos com o prêmio que leva o nome de um homem que fez escola política de Goiás é uma honra. Eu e Íris Rezende criamos um vínculo muito forte em 2014, que gerou uma amizade familiar. A paixão que Íris sempre teve por Goiás e Goiânia é admirável”, destacou o governador.

Moção de aplausos aos Secretários de Estado

O Governo de Goiás como parceiro para o desenvolvimento dos Municípios goianos foi tema de debate ministrado pelo Pedro Henrique Sales, presidente da GOINFRA. O Governo Federal como parceiro para o desenvolvimento dos Municípios goianos foi discutido por Flávio Giussani, Secretário Especial de Assuntos Federativos.

A Aplicação Mínima do FUNDEB no atual exercício foi ministrada por Carolina Moura, Auditora de Controle Externo do TCM. Já o Planejando o aumento da receita própria foi elucidado por Eduardo Stranz, Consultor da FGM. Norton Pinheiro, Auditor Fiscal da Secretaria de Economia, também trouxe informações relevantes.

A Revisão das Divisas de Fronteiras entre municípios goianos foi tema de debate com Guilherme Rezende, Diretor do Instituto Mauro Borges. Já o Programa de Compliance Municipal para 2022 foi discutido por Joaquim de Castro, Presidente do TCM Go. Henrique Moraes Ziller, Secretário da Controladoria Geral do Estado também trouxe debates importantes.

Confira o encontro na íntegra.