FGM promoveu reunião para debater pauta municipalista e Inteligência Artificial nas Eleições

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A Federação Goiana de Municípios (FGM) promoveu nesta quarta-feira (15), no auditório da entidade, o seminário “Desvendando o Futuro das Campanhas Eleitorais”, que debateu o uso da Inteligência Artificial e marketing digital para as campanhas de 2024. Durante a programação, os prefeitos se reuniram para discutir as pautas prioritárias do Movimento Municipalista que serão abordadas na Marcha dos Prefeitos a Brasília. Por fim, foi realizada a  Inauguração da reforma da estrutura física e tecnológica da FGM e do sistema de geração de energia solar.

No primeiro momento foi inaugurado na sala dos prefeitos um projetor interativo altamente tecnológico, que permitirá um atendimento mais eficiente às necessidades dos gestores. Também foi construída uma sala diretiva que conta com uma tela interativa e um ambiente agradável e estruturado para realização de reuniões particulares. Houve a implementação do sistema de geração de energia solar, que tornou a entidade mais sustentável e preparada para atender as demandas dos municípios.

A solenidade de inauguração das novas instalações da entidade, contou com a presença de dezenas prefeitos goianos e do Deputado Estadual Lineu Olímpio. Para o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva “ as novas instalações mostram o comprometimento do presidente Haroldo com os gestores, pois devemos sempre inovar e é de extrema importância que haja iniciativas como essas para nos conectar ao mundo digital, além de um belo exemplo implantando o uso de energia solar que é renovável e limpa,” completou.

 

Movimento Municipalista Marcha dos Prefeitos a Brasília

Dentro da programação foram discutidas as pautas prioritárias do Movimento Municipalista que serão abordadas na Marcha dos Prefeitos a Brasília. O presidente Haroldo Naves  apresentou cada uma das pautas prioritárias que estão em tramitação. 

Sendo elas: PEC 66/2023 – Reestruturação da Previdência Municipal: Emenda com o substitutivo a proposta da PEC 66/24 votada na CCJ do Senado Federal. 

PEC 66/2023 – Reestruturação da Previdência Municipal que aborda a solução dos aportes e monetização dos ativos do RPPS com elucidação das interpretações sobre as legislações existentes. Tem o apoio de quase 40 senadores e está aguardando a inclusão na pauta do plenário do Senado Federal.

PLP 98/2023 – Terceirização fora do limite pessoal, que disciplina o artigo da LRF (LC 101/2000) para esclarecer que os gastos com terceirização não podem ser incluídos no cálculo dos limites de gasto de pessoal. Está aguardando ir ao plenário da Câmara dos Deputados.

PEC 25/2022 – 1,5% FPM em março, que acrescenta 1,5% ao FPM, repassados no mês de março de cada ano. Está com parecer favorável, aguardando para entrar em pauta na CCJ da Câmara dos Deputados. Se aprovado, irá para a mesa instalar a comissão especial.

PEC 253/2016 – ADI para entidade municipal, que inclui as entidades de representação nacional de municípios no rol das que podem propor ADI no Supremo Tribunal Federal. Está pronta para ser incluída na pauta do plenário da Câmara 

PLP 68/2024 e outros de regulação da Reforma Tributária, que os  projetos recém encaminhados ao Congresso Nacional. Existem uma série de questões que o movimento municipalista procura modificar para que a criação do IBS e da CBS seja mais equitativa. 

Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, é importante que haja reuniões com os gestores  para serem discutidas as pautas municipalista buscando a reivindicação do poder federativo, que garanta aos munícipes qualidade de vida, trazendo mais recursos para a população.

 

Desvendando o Futuro das Campanhas Eleitorais

Durante o encontro, a FGM promoveu no auditório da entidade,  seminário exclusivo, com o tema “Desvendando o Futuro das Campanhas Eleitorais”, que abordou o uso da Inteligência Artificial e marketing digital nas campanhas eleitorais,conhecimento que foi destinado aos prefeitos, prefeitas e secretários municipais de comunicação.

A Capacitação teve como foco mostrar exemplos de como as técnicas de Marketing podem complementar as campanhas e como usar isso ao favor do candidato. O uso da inteligência artificial e do marketing digital nas campanhas eleitorais tem se tornado cada vez mais relevante. A capacidade da inteligência artificial de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e os perfis do eleitorado pode ser utilizada para segmentá-los, personalizar mensagens e prever tendências, contribuindo para estratégias mais eficientes de engajamento.

O seminário foi realizado por Edu Trevisan, CEO da Facemedia e Graduado em Administração de Empresas pela UERJ, com pós-graduações em Marketing pela ESPM e em Engenharia de Desenvolvimento de Sistemas pela UERJ. Trevisan também possui mestrado em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pela UFRJ, sendo especialista em IA pela Universidade de Helsinque (Finlândia) e em Marketing Digital pela Universidade de Columbia (Nova York).

O deputado estadual Lineu Olímpio, ressaltou a importância de capacitar os gestores  “Hoje podemos utilizar a inteligência artificial para identificar nossos eleitores, imaginar suas necessidades e atendê-las, de acordo com suas interações nas redes sociais, isso nos possibilita um alcance necessário para entendermos nosso eleitorado.

O presidente Haroldo, explica que o uso da inteligência artificial está cada vez mais reconhecida, sendo peça fundamental para as campanhas e agregando  a gestão em diversos setores, incluindo a administração pública. “Devemos levar em consideração que a capacidade da inteligência artificial de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões pode trazer benefícios significativos para a eficiência e a eficácia das políticas públicas. A Inteligência Artificial é uma tendência atual”, concluiu.

Comunicação FGM