FGM realiza edição do CNM Qualifica em Goiânia

Nos dias 26 e 27 de setembro a sede da Federação Goiana de Municípios recebeu a edição de setembro do projeto CNM Qualifica, com o tema sobre a Matriz de Saldo Contábeis. Na oportunidade, secretários de administração, finanças e servidores em geral participaram do curso, que foi comandado pelos técnicos em contabilidade da Confederação Nacional de Municípios, Marcos Vinícius e Fabrício Falconi.
É a primeira vez que o projeto aborda esse tema em Goiás, o que trouxe inúmeros gestores públicos a FGM. Matriz de Saldo Contábeis trata-se de uma estrutura padronizada de coleta de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação, para fins de elaboração das declarações do setor público brasileiro, nela são incluídos relatórios fiscais, demonstrações contábeis e balanço anual.
Servidora da prefeitura de Rio Quente, Oriona Alves Ferreira, foi uma das participantes do evento, e destacou a importância de cursos como esse para a qualificação de gestores. “Hoje a informatização de processos contábeis está cada vez mais presentes no dia a dia das Prefeituras. A MSC já é uma realidade e ajudou muito na contabilidade dos municípios, porém sempre há novidades sobre o tema, por isso a importância de cursos como esse”.
O CNM Qualifica é um projeto idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), pelo Instituto Paulo Ziulkoski e Federação Goiana de Municípios (FGM). A cada mês na sede da entidade é realizado um curso sobre temas que incidem administração pública. Para presidente da FGM, Haroldo Naves, seminários assim são fundamentais para as prefeituras, “Cursos como esse são importantes, principalmente nos pequenos municípios. Nos da FGM sempre buscamos esse papel de ser um agente de auxilio as prefeituras goianas”.