FGM reúne com SEAPA para discutir temas municipalistas

A Federação Goiana de Municípios (FGM) reuniu, na manhã desta sexta-feira, 05, com o Presidente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Antônio Carlos, para alinhamento de pautas municipalistas, como a questão da agricultura familiar, cerveja da mandioca, bem como a previsão de entrega do maquinário referente as Emendas Parlamentares de 2019. Em reunião produtiva e esclarecedora para os municipios do estado, a Secretaria aponta que está comprometida em ações que, de fato, aconteçam e apoiem os munícipes.
O Presidente da FGM, Cunha levou as dúvidas e queixas dos munícipios até a presidência da secretaria. O primeiro ponto levantado foi a agricultura familiar. Em resposta, o Secretário Antônio Carlos, aponta as parcerias da SEAPA. “Existe uma intenção de descentralização dos recursos para este setor, junto a GOINFRA, para justamente fomentar a prática em todo o estado. Em Goiás, são mais de 540 assentamentos pela agricultura familiar, temos um trabalho em conjunto com o INCRA para a titularização desses locais. No último ano foram 3.300 títulos entregues”.

Em relação ao programa estadual da Cerveja da Mandioca, inclusive que conta com a participação da FGM, o Antônio Carlos destaca o trabalho em conjunto das Secretarias de Governo. “Estamos em pleno contato com os produtores do estado, tanto na questão técnica, quanto em relação ao cultivo. As Secretarias de Goiás estão alinhadas e compartilhamos da mesma visão, essa é uma instrução do Governador Ronaldo Caiado. O EMATER, a SEAPA e a Sec. da Retomada, estão juntas nesse sentido”.
Maquinário para os Municípios  
Um tema recorrente nos municípios são as entregas de Maquinários, principalmente aquelas referentes as Emendas Parlamentares de 2019. O Secretário Antônio Carlos, já abre sua fala dizendo que a SEAPA fará uma entrega de 800 maquinas ainda em 2021, esse número corresponde a tratores, retroescavadeiras, caminhões de lixo e outros. Lembrando que a lista de municípios contemplados ainda não foi divulgada pela secretaria. “Temos cuidado para não distribuir esses equipamentos de qualquer forma. A SEAPA é muito criteriosa, na contemplação. Existem tramites legais que devem ser respeitados, para que nenhuma das partes seja prejudicada no momento de prestação de contas”.
Sobre o processo de requerimento desses maquinários, Antônio Carlos sugere que os gestores municipais, procurem os deputados que apoiam seus respectivos munícipes. ” Lembrando que os produtores precisam ter uma regularização titular  para o recebimentos dessas máquinas. Esses trâmites fazem parte do processo, muita das Emendas travadas tem como justificativa essa falta de documentação deste setor”.

Parceria entre FGM e SEAPA
Cumprindo o papel diplomático da Federação Goiana de Municípios, o Presidente Cunha apresentou a Secretaria propostas de cooperação técnica entre as entidades. “Vemos com bons olhos, todo o tipo de parceria que agregue e construa uma frente municipalista mais forte! Observamos na figura do Secretário, uma importante liderança que conduzirá as soluções frente aos anseios dos municípios”.
A SEAPA prontificou-se em realizar ações que possam construir pontes entre a Secretaria e o municipalismo goiano. “Enxergamos a necessidade dessa aproximação. Toda e qualquer política de Governo, tem um só destinatário: os municípios” Declara, Antônio Carlos.
Assessoria de comunicação FGM