FGM reúne prefeitos para discutir o pleito eleitoral de 2020

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Federação Goiana de Municípios realizou uma Webconferência com mais de setenta Prefeitos e Prefeitas com objetivo de discutir as eleições de 2020. A reunião teve ainda a participação do Senador Luis do Carmo e do deputado federal, Lucas Virgílio que trouxeram seus pontos de vista de acordo com cada casa legislativa do congresso nacional.
A videoconferência foi uma ação da FGM pelo fato das diversas declarações por parte do próximo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luiz Roberto Barroso, do Presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM RJ) e do Presidente do Senado da República, Davi Alcolumbre (DEM AP). Todos já manisfestaram a preocupação com o pleito marcado para o próximo dia 04 de Outubro.
Ao abrir a reunião o Presidente da FGM, Haroldo Naves, relatou a preocupação que os gestores municipais estão tendo com a indefinição do pleito, “Na crise sanitária mais grave da história, o atual pleito eleitoral nos traz muita insegurança sobre a sua realização”. Muitas informações e não chegamos a um denominador comum”.
Sobre a possibilidade levantada do adiamento para os meses de dezembro ou até março, o líder municipalista reafirma o compromisso de ser contra essa proposta. “A nossa posição e bem clara. Caso não seja possivel  a unificação de mandatos com eleições gerais em 2022, edvemos continuar com o pleito marcado para Outubro, pois precisamos fazer nossos balancetes, realizar a transição para os novos Prefeitos (as), o que não ocorreria a tempo se for realizada em dezembro”.

De acordo com o senador Luiz do Carmo, o tema está começando agora a ser discutido. “Nestes últimos dias, o tema ganhou força no Senado Federal. A discussão sobre as eleições serem no final do ano está no páreo. Sou contra essa proposta, acredito que a unificação seja a melhor saída”. O senador ainda alerta que esta situação de eleições em dezembro poderá acontecer se os Prefeitos (as), não articularem com os parlamentares.
 
Já o deputado federal Lucas Virgílio alertou aos Prefeitos que o entendimento da câmara não é o de unificação. ” A ideia é passar as eleições para o final do ano e no máximo até março de 2021. O Presidente Maia (Rodrigo) já deu seu parecer favorável a essa posição”. O congressista ressaltou que é necessário uma articulação de todos para que caso não ocorra a unificação, que mantenha o pleito em outubro.

Prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro, reafirmou que as eleições não podem ser realizadas em dezembro, ” Temos que fechar nossos balancetes, preparar uma transição caso novos prefeitos assumam as prefeituras, como vamos fazer isso no final do ano?, questionou. Kelton ainda sugeriu que uma das sugestões seria dividir o pleito em dois dias; sábado e domingo com objetivo de evitar aglomerações.
Com a reunião a FGM estará elaborando uma carta apresentando a posição da entidade e dos Prefeitos Goianos para os deputados federais de Goiás e Senadores.