FGM e Conab discutem pautas municipalistas

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), José de Sousa Cunha, se reuniu na quarta-feira (10), com o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sirio José, para tratar de assuntos relevantes aos municípios, como o papel e os programas do órgão na assistência aos municípios. As entidades se comprometeram em construir um acordo de cooperação técnica que otimize esse trabalho.

A Conab mantém programas de extrema importância para os municípios, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa de Abastecimento Social (Vendas em Balcão), que conforme destacou o superintendente José Sírio, contribuíram de forma significativa no período de pandemia, mantendo a renda de pequenos agricultores.
Para o presidente Cunha o órgão exerce um papel importante para os municípios, razão pela qual a FGM busca uma aproximação visando expandir e aprimorar a relação com as administrações municipais. “A Conab tem contribuído com o desenvolvimento municipalista e líderes com visão do superintendente Sirio José, que buscam aprimorar a assistência aos municípios, demonstra que o compromisso do Governo Federal com o municipalismo”, destacou Cunha. O Gerente de Operações da Conab, Luiz Carlos do Nascimento, que também participou da reunião, destacou que “com o apoio da Ministra Tereza Cristina temos criado parcerias técnicas, para promover um mapeamento diário, por satélite, em todo o país”.
Outro tema abordado na reunião foi o “Leilão pra você” que é realizado pela Conab e tem a proposta de ser uma plataforma segura e justa de comércio, onde podem ser negociados produtos, serviços e até insumos em regime de leilão eletrônico. Sirio José destacou a oportunidade de participação dos Municípios: “Existe custo zero pela utilização do serviço, o leilão tem respaldo do TCM e em breve estaremos expandindo a gama de produtos que poderão ser comprados e vendidos na plataforma”.
.
A FGM se prontificou a divulgar junto aos municípios goianos os programas da CONAB, pontuando seus benefícios e atuando de forma a facilitar o acesso das administrações municipais a eles.
Fonte: FGM