FNDE divulga cálculo do VAAT 2025 é 109 Municípios Goianos ainda não se habilitaram
Foi divulgada a lista pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no dia 23 de abril, informando que 109 Municípios do estado de Goiás ainda estão inabilitados à complementação Valor Aluno Ano Total (VAAT), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2025. A quantidade de municípios inabilitados preocupa as entidades, a Federação Goiana de Municípios reforça o prazo de encerramento no dia 31 de agosto, para a complementação Valor Aluno Ano Total (VAAT).
A Federação orienta não deixar para última hora a transmissão dos dados fiscais e contábeis nos sistemas, sob o risco de o gestor não conseguir cumprir o prazo estabelecido em Lei Federal em relação à habilitação ao cálculo do VAAT para o Fundeb 2024. Lembrando que a habilitação ao cálculo do VAAT deve ocorrer com a transmissão ou a retificação das informações da matriz de saldos contábeis de 2023, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
É importante ressaltar que precisa ser feita a transmissão dos dados do ano de 2023 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do FNDE (Anexo da Educação do RREO – Relatório Resumido de Execução Orçamentária). A habilitação do Município constitui apenas pré-requisito para o cálculo do VAAT de cada ente federado, ou seja, ela não é garantia de recebimento da Complementação-VAAT pelo ente local. Os recursos da complementação-VAAT somente serão recebidos quando o VAAT do Município for menor do que o VAAT-MIN definido nacionalmente.
Compartilhar
Relacionadas
17 set 2024
PNAE tem número de parcelas alterado
17 set 2024
Movimento municipalista perde José Patriota
16 set 2024
Palestra abordará Como Melhorar a Participação Municipal Nos Recursos do Fundeb no Encontro Anual de Gestores
12 set 2024