FPM: 2º repasse de junho apresenta aumento relacionado ao mesmo período do ano anterior

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), creditados nesta quarta-feira, 19. Neste repasse foram distribuídos aos municípios goianos o montante de R$ 61.817.576,55, já descontado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Segundo análise da Federação Goiana de Municípios (FGM), relacionado ao mesmo período do ano anterior, o segundo repasse de junho apresenta um aumento em termos nominais, que não vela em consideração a inflação no período, de 114,98%. Porém a estimativa é que esse mês termine com perda em relação a maio.

Se for mantida a previsão feita pela STN, para o terceiro repasse do junho que será feito no dia 28, o mês de maio também terá queda em relação ao repassado no ano anterior. Será a primeira vez, esse ano, que essa perda ocorre, e em termos nominais deverá ser de 9,07%, conforme a análise da FGM.

A FGM já havia alertado sobre a já esperada queda nos repasses do FPM em junho, em decorrência das devoluções do Imposto de Renda (principal fonte de receita do Fundo), que teve inicio neste mês. Na tabela abaixo são apresentados os valores pagos nesta quarta-feira e o comparativo com os valores repassados no mesmo período de 2018, já atualizados pelo IPCA.

 
Fonte: FGM