FPM: Previsão trimestral sinaliza queda em setembro

A previsão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), divulgada ontem (13) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), indica que o mês de setembro será de “vacas magras”. A previsão inicial, que apontava uma queda de 12% foi revista, e a queda, agora, deverá ser de 28% em relação aos valores repassados em agosto. O valor previsto para o segundo repasse, que ocorrerá em 20/09, deverá ser de R$ 491.854.000,00 e para o último repasse do mês, o valor previsto é de R$ 1.775.000.400,00. Em valores nominais, sem a atualização das perdas inflacionárias, setembro deverá ser 6,94% menor que o mesmo período de 2017.

Tabela 1 – Comparativo dos valores previstos para setembro – 2017 x 2018


 
 
 
 
 
 
Com a atualização inflacionária, pelo IPCA, essa perda passa a ser de 10,68%. Se confirmada, essa será a segunda vez, em 2018, em que ocorre uma perda em relação ao ano anterior. Em julho, houve uma perda, em valores nominais, de 0,62%. Na comparação com o mês anterior (agosto) também há uma perda nominal de 28,15%.

Tabela 2 – Comparativo dos valores do FPM – Agosto x Setembro


Nas tabelas abaixo, com cálculo da equipe técnica da FGM, é apresentada a distribuição dos valores, em setembro, de acordo com fator de FPM de cada município:

Tabela 3 – Distribuição do FPM previsto – 2º Decêndio de setembro

Tabela 4 – Distribuição do FPM previsto – 3º Decêndio de setembro


A previsão para os meses de outubro e novembro, é de ganho respectivamente de 26% e 5%. Os valores totais a serem distribuídos são apresentados na tabela abaixo, que também trás os valores realizados e distribuídos de janeiro até agosto. Em relação aos valores previstos para outubro e novembro, ressalvamos que mensalmente a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) faz a revisão dos valores previstos, que podem ser majorados ou reduzidos.

Tabela 5 – Valores realizados do FPM e previstos para setembro e outubro


Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional