FPM: Segundo repasse de fevereiro supera a previsão

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou hoje (18) o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será distribuído no próximo dia 20 (quarta-feira). O valor é 15,57% maior que a previsão da própria STN. Para os municípios goianos serão distribuídos, de acordo com o seu respectivo coeficiente de participação. O montante total será de R$ 26.765.075,89, já descontado o repasse de 20% ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB.
O repasse também trás um ganho em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a área de finanças da FGM, esse ganho é de 10,76% a mais para os municípios do Estado de Goiás e já considera a atualização dos valores do ano passado pelo IPCA. Apesar da previsão da STN ser de queda de 0,98% para o mês de fevereiro, com esse valor que atinge acima do estimado para o repasse desta semana e se o valor do último repasse do mês for mantido, pode não haver queda alguma.
No acumulado do ano, em valores nacionais, são R$14.396.207.444,10 repassados até o momento, que representam um ganho, em termos nominais, sem considerar a inflação no período, de 9,93%.
Na tabela abaixo, com cálculo da Federação Goiana de Municípios – FGM, reproduzimos os valores que serão creditados para os municípios goianos, individualizados por fator de FPM, com o comparativo, atualizado pelo IPCA, dos valores repassados em 2018:

Valores do FPM – Segundo Decêndio de Fevereiro 2019

Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional