FPM: segundo repasse de setembro será amanhã


Será creditado amanhã (20), o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio de setembro. O valor informado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é 3,73% menor que o previsto pela própria STN. Serão distribuídos para os municípios goianos, conforme cálculo da Federação Goiana de Municípios (FGM) e já deduzido o porcentual de 20%, referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o montante de R$ 23.651.053,92.
Na comparação com o mesmo período de 2017, em termos nominais, que não considera a inflação no período, o repasse de amanhã também apresenta uma variação negativa, de 4,31%, o que também não surpreende, já que a estimativa divulgada para setembro projeta uma perda em relação ao ano anterior. Este será o menor valor do FPM já repassado, até o momento, em 2018 para os municípios

Tabela 1 – Comparativo dos repasses em setembro – 2017 x 2018


A FGM calculou os valores que serão distribuídos aos municípios amanhã e fez uma comparação com o que foi repassado, no mesmo período e atualizado pelo IPCA. Pelo levantamento a perda para os municípios goianos, excluída a capital, é de 8,50%.

Tabela 2 – Valores do FPM para 2º decêndio de setembro

Veja aqui os valores distribuídos.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional.