FPM: terceiro repasse é maior que o previsto

Será creditado nesta quarta-feira (30) os valores referentes ao terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, serão distribuídos R$ 3.442.271.067,33 para os municípios brasileiros. Para Goiás, incluindo a capital, serão R$ 159.950.371,01, conforme cálculos da Federação Goiana de Municípios (FGM).
O anuncio do valor do terceiro repasse agradou aos gestores goianos, já que o valor é 26,56% maior que o previsto pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O mês de janeiro se encerra, com isso, em termos nominais, que não considera a atualização inflacionária no período, de 21,34%. Com a atualização dos valores pelo IPCA, o ganho é 12,72%.
Para o presidente Haroldo Naves, o ano começa com um viés positivo. “Nossa expectativa é que a economia se mantenha aquecida, com repasses maiores do FPM e ICMS”, expressou, alvissareiro, o presidente da FGM.
Na tabela abaixo, com calculo da área de finanças da FGM, reproduzimos os valores que serão creditados para os municípios goianos, individualizados por fator de FPM.

Tabela 1 – Valores do FPM – Terceiro Decêndio de Janeiro 2019

Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional