Fundo de Participação disponível hoje para os municípios

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente a setembro, já está disponível para os municípios de todo o país. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) serão distribuídos, nacionalmente, R$ 1.954.143.576,94, já deduzido o porcentual de 20% referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Para os municípios goianos serão R$ 101.735.159,21, já deduzido o FUNDEB.
O valor nacional depositado hoje (10), é 8,19% menor que o valor nominal, sem considerar a inflação no período, repassado no primeiro decêndio de setembro de 2017. Com a atualização inflacionária, pelo IPCA, essa perda sobe para 11,89%

A previsão inicial da Secretaria do Tesouro Nacional é de que ocorra uma queda de 12% em relação ao total repassado em agosto. Esta expectativa deve ser revista com a divulgação, ainda esta semana, da previsão trimestral (setembro a novembro).
Na tabela abaixo, com cálculo da área de finanças da FGM, são apresentados os valores distribuídos para os municípios de Goiás, por fator de FPM, e a comparação com os valores repassados no mesmo período de 2017, já atualizados pelo IPCA.

Veja aqui os valores distribuídos aos Municípios Goianos.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional.