Gestores conheçam mais sobre o SISPAC e como proceder


Muitos gestores municipais questionaram e buscaram auxílio junto a Federação Goiana de Municípios, sobre como proceder para realizar a prestação de contas junto ao sistema SISPAC. As dúvidas surgiram devido a muitos terem sido contemplados com máquinas do PAC II, e não estarem conseguindo proceder corretamente. A FGM, preocupada com a situação, orienta a todos como proceder. Lembramos que cada município recebeu seu login e senha para que possa acessar o sistema. Acesse o site http://sispac2.mda.gov.br/login
Passo a passo para solicitar login e senha de acesso ao Sistema:

  1. Clicar em Primeiro Acesso
  2. Perfil do Prefeito
  3. Informar o CPF do atual gestor
  4. Informar um e-mail que não seja governamental ou hotmail
  5. Informar telefone fixo para informações

Feito isto o login e senha serão enviados para o e-mail cadastrado.
O sistema
O SISPAC é um sistema informatizado que tem por objetivo geral suportar a avaliação e o acompanhamento do Programa PAC2 Equipamentos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
Para tanto, o sistema foi então elaborado como uma plataforma de informações que possa ser utilizada por prefeitos, delegados e gestores do MDA, bem como por todos os cidadãos interessados no Programa PAC2 Equipamentos.
Como objetivos específicos, o SISPAC busca permitir o registro e a consulta para as Declarações Anuais Obrigatórias previstas nos termos de doação dos equipamentos, além de consolidar o acesso as informações sobre os municípios participantes do Programa, seus equipamentos recebidos e operadores registrados.
O SISPAC está dividido em 7 seções explicadas abaixo. Algumas destas seções são visíveis apenas para usuários registrados enquanto outras são destinadas apenas para os administradores do sistema:

  1. INICÍO – É a página inicial do sistema. Contém informações básicas acerca da navegação e uso do SISPAC.
  2. DECLARAÇÃO ANUAL OBRIGATÓRIA (disponível apenas aos prefeitos) – Esta página é destinada aos prefeitos dos municípios participantes do Programa para que possam registrar a Declaração Anual Obrigatória de uso dos equipamentos. Somente estará disponível para preenchimento no período definido pelo administrador do sistema. Pode ser preenchida e salva em 4 etapas.
  3. INDICADORES DO PROGRAMA – Utiliza as informações preenchidas pelos prefeitos para calcular indicadores gerais de eficácia e desempenho do Programa num determinado ano. Esta página oferece uma visão geral acerca do PAC2 Equipamentos, contudo, é importante notar que a amplitude desta análise é determinada pelo número de municípios que concluíram sua Declaração Anual.
  4. INDICADORES DO MUNICÍPIO – Uma vez que o prefeito responsável por um determinado município tenha preenchido sua Declaração Anual Obrigatória, esta página permite a visualização dos principais indicadores de eficácia e desempenho advindos do uso dos equipamentos, além de informações básicas sobre o município, os equipamentos recebidos pelo programa e seus operadores registrados.
  5. NORMATIVAS – A página oferece aos prefeitos e aos cidadãos os links para download dos principais documentos, portarias e registros que suportam o Programa PAC2 Equipamentos.
  6. RELATÓRIOS (disponível somente aos usuários registrados) – Permite a emissão de relatórios analíticos acerca dos municípios, equipamentos e operadores.
  7. CADASTROS (disponível somente ao administrador do sistema) – Página destinada à correção e ao ajuste de informações sobre prefeitos, delegados, municípios e equipamentos.