Gestores: pressionem os parlamentares para que votem hoje as PECs do 1% do FPM de setembro e Precatórios
Duas pautas importantes para os Municípios devem ser votadas nesta quarta-feira, 29 de novembro, no Congresso Nacional. Chamamos a atenção dos gestores municipais: pressionem os seus parlamentares para que estejam presentes e votem em pautas de interesse do movimento municipalista.
No senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai analisar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2017 que altera o artigo 159 da Constituição Federal para determinar o acréscimo de mais 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro. O dispositivo será o primeiro item de votação da 53ª reunião da CCJ.
É importante que os prefeitos mobilizem seus senadores para o avanço da matéria que poderá ser mais uma conquista do movimento rumo à independência financeira.
Já na Câmara dos Deputados, o primeiro item de votação do Plenário é a PEC 212/2016. A sessão extraordinária está marcada para as 13 horas. A proposta aumenta de 2020 para 2024 o prazo final para Estados, Distrito Federal e Municípios quitarem seus precatórios dentro de um regime especial com aportes limitados e dinheiro de depósitos judiciais.
Pela PEC, para saldar os precatórios, vencidos e a vencer os Municípios em débito deverão depositar mensalmente, em conta especial, 1/12 de uma porcentagem sobre as respectivas Receitas Correntes Líquidas (RCLs), apuradas no segundo mês anterior ao mês de pagamento. O texto prevê ainda uma redução da RCL a ser comprometida por estados e municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em vez de 1,5% RCL, o percentual mínimo foi reduzido para 0,5%.
Fonte: FGM com dados da CNM
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025