Gestores terão até 2 de julho para aderir ao programa “Saúde com Agente”

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para adesão ao programa Saúde com Agente. Agora, os municípios terão até 2 de julho para aderir à iniciativa que qualifica agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuam diretamente com a população por meio dos serviços da Atenção Primária. A estratégia já conta com a adesão de 5.342 municípios brasileiros. O número corresponde a mais de 95% dos gestores municipais no País.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) destaca a valorosa oportunidade, que leva benefícios para a saúde dos entes. Segundo a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde  a expectativa é que o número de adesões não sofra grandes alterações. O Saúde com Agente ainda prevê a formação de cadastro de preceptores, a seleção de tutores e a inscrição dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), parceiro da pasta na execução do programa, fará a contratação da instituição de ensino que ofertará os cursos e fará a expedição do diploma. O processo de seleção está em andamento.Para se inscrever: https://egestorab.saude.gov.br/
Ministério da Saúde e FGM