Goiás Parcerias e FGM realizam levantamento sobre falta de medicamentos em municípios goianos

Atenção Gestores! A Federação Goiana de Municípios (FGM), em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Goiás Parcerias, está fazendo um levantamento da situação do abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde dos municípios goianos. O objetivo é identificar as causas e principais dificuldades de aquisição de medicamentos pelas respectivas secretarias de saúde. A FGM reforça a participação de todos os gestores da saúde, uma vez que, a partir deste levantamento, o governo do Estado pretende atuar junto à Iquego (Indústria Química do Estado de Goiás) para atender a demanda.

Com o intuito de ampliar o diálogo entre as secretarias da saúde e o governo do estado, o levantamento foi proposto. Isso, porque é importante mapear não somente quais medicamentos estão em falta, como também o motivo de tal desabastecimento e principais desafios encontrados pelas prefeituras para tratar dessa escassez. É importante ressaltar que em julho de 2022, a Confederação Nacional de Municípios realizou pesquisa que revelou que 80% dos municípios sofrem com falta de medicamentos.

Iquego

A Iquego (Indústria Química do Estado de Goiás) é um laboratório público criado em 6 de Novembro de 1962, por meio da Lei Estadual nº 4.207. Um de seus obetivos é a produção de medicamentos para o atendimento de demanda do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais e demais instituições que atendam ou administrem o serviço de saúde pública, gratuita e/ou filantrópica.

Para acessar ao formulário, clique aqui.

COMUNICAÇÃO FGM