Governo de Goiás faz Campanhas de vacinação contra pólio e multivacinação

O  Governo de Goiás lançou Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação para atualização da caderneta de vacinas. As doses estão disponíveis nos 246 municípios e o alerta é para que a população procure o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois as vacinas são de extrema importância para manter crianças e adolescentes até 15 anos de idade imunes contra diversas doenças. A campanha segue até 30 de outubro em 959 postos espalhados em Goiás.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta que a vacinação é uma das maiores ferramentas civilizatórias e de promoção da qualidade de vida disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Autoridades da saúde alertam que as vacinas são vítimas de seu próprio sucesso, já que, ao não perceber doenças que estavam eliminadas, como o sarampo, por exemplo, a população tem a falsa segurança de que a enfermidade não existe mais, deixando de procurar os postos de vacinação.
Com o aumento da cobertura vacinal significa crianças e adolescentes protegidos contra diversas doenças. E um desafio enquanto Estado é ter coberturas altas, mas, para isso, os municípios têm um papel fundamental, ao lembrar que 2020 é um ano de muitos desafios para a campanha, como a pandemia da Covid-19 e o período eleitoral, que muda a dinâmica das cidades.
Serão ofertadas 18 vacinas, sendo que a contra pólio será por via oral, por meio da famosa “gotinha”, e imprescindível que  mesmo com a pandemia da Covid-19, é necessário procurar um dos postos, que foram estruturados e contam com equipes capacitadas para receber o público de forma segura.
A importância da integração entre a Vigilância em Saúde, por meio da Imunização, e da Assistência, via Atenção Primária, durante a campanha de vacinação. Atenção primária à saúde é um conjunto de intervenções no âmbito individual e coletivo voltada para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças e agravos, sendo a vacinação um dos principais serviços oferecidos por esse nível de atendimento.
Tendo a necessidade de seguir alguns passos nos postos de saúde para alcance de bons índices de cobertura vacinal, como manter as salas de vacinas abertas durante todo o período de funcionamento das unidades de saúde, aproveitar as oportunidades de vacinação, registro adequado das informações, busca ativa dos faltosos, orientação da população, manter equipes treinadas e habilitadas durante o tempo, entre outros.
Fonte: FGM com dados da SES.