Governo de Goiás fortalece o apoio aos municípios goianos na gestão de bibliotecas públicas


 As bibliotecas de todo o Brasil buscam agora soluções para os desafios de reinvenção e reabertura no período pós-pandêmico. Para colaborar com o planejamento deste novo momento e para fortalecer a gestão destes equipamentos públicos, em Goiás, o Projeto Madalena Caramuru oferece gratuitamente um programa de capacitação on-line para gestores de bibliotecas públicas, entre setembro de 2020 e março de 2021, com seminários, oficinas e atividades sistemáticas de grupo.

Para os municípios do Estado de Goiás, as inscrições estarão abertas até 4 de setembro pelo site . O Projeto Madalena Caramuru é realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, com financiamento do Fundo de Arte e Cultura, mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Cultura (Secult Goiás). O programa soma 70 horas de atividades certificadas e vai capacitar 30 gestores públicos em todo o estado, com prioridade para municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

As atividades do Projeto Madalena Caramuru se iniciam em 17 de setembro, com o Seminário Analítico da Política Nacional da Leitura e da Escrita (PNLE), com a participação do professor José Castilho Marques Neto, um dos protagonistas da elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O PNLL é o documento que orienta as ações de política pública para o livro, a leitura e a escrita no Brasil.

Parte da programação é aberta ao público em geral e prevê a participação de especialistas como Alessandra Roscoe (Uniduni-Ler), Aline Rochedo Pachamama (Pachamama Editora), Claudine Duarte (Calangos Leitores), Larissa Mundim (Casa da Cultura Digital), Maria das Graças Castro (LIBRIS-UFG), Veridiana Negrini (ex-diretora do Sistema Nacional de Bibliotecas) e Volnei Canônica (Instituto Quindim de Leitura), entre outros.

Fonte: FGM com dados SC.