Governo de Goiás investe em formação cultural fazendo a economia do Estado girar
A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que o Governo de Goiás, investiu na cultura que também se enquadra na formação do cidadão, ampliando as oportunidades, divulgando o trabalho dos artistas e fazendo a economia do Estado girar. Só em 2020, já foram direcionados quase R$ 500 mil a projetos do Fundo de Arte e Cultura – (editais de 2018), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Cultura (Secult Goiás).
O Fundo de Arte e Cultura de Goiás é um dos principais mecanismos de incentivo à produção cultural do Estado, que permitiu um grande avanço na política cultural goiana, tornando-a mais democrática e plural. O benefício abrange os mais diversos segmentos artísticos, como música, literatura, teatro, dança, cinema, cultural popular, patrimônio, museus e outros.
Entre os editais, estão os de “Literatura”, com a Hora do Conto – Histórias em Libras, cujo objetivo é a acessibilidade, promovendo encontros com a participação de professores, intérpretes de libras, alunos e a comunidade em geral, para contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em Português, simultaneamente. Para conferir a programação completa, basta acessar o site e se inscreva.
Outro destaque é o projeto Pra Ler o Mundo, que vem recheado de atrações culturais para as crianças, com apresentações e narrações de histórias infantis, teatro, oficinas de brinquedo e yoga, e uma vez por mês, uma live com “Encontro com a Literatura Infantil veja mais no site.
Já o edital “Artes nas Escolas”, engloba o projeto CRIARTE, da Comunidade Educacional de Pirenópolis – COEPi, que oferece ações socioeducativas para crianças e adolescentes, de 5 a 12 anos, que participam de atividades integradas em período oposto ao da escola. O objetivo é aprofundar a relação com alunos e suas famílias, ocupar o tempo ocioso de crianças em atividades lúdicas e significativas, além de propiciar o contato dos alunos com diversas expressões da arte.
Ainda falando em artes, tem o 2º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Mabri, da cidade goiana de Britânia, contemplado pelo edital de “Artes Visuais”. O concurso distribuiu a maior premiação, no formato on-line, do Brasil, a 26 artistas selecionados entre os mais de 2 mil inscritos.
Tem também o edital “Bolsa de Formação em Artes”, que investe em cursos de Formação em Técnico de Áudio e Mixagem, no Instituto de Áudio e Vídeo – IAV, considerada a única escola especializada em áudio do Brasil, que propõe formar e qualificar pessoas para serem profissionais no mercado de áudio.
Iniciativa relevante também é o edital da “Juventude”, que visa reconhecer, fomentar e incentivar ações para a cultura protagonizadas por jovens, entre 15 a 29 anos, levando visibilidade da diversidade de expressões da cultura brasileira. Nesse formato integram os projetos ACRI a Cultura Invade a rua, e Figuras Mágicas, que realizam apresentações e várias atividades artísticas para a comunidade em geral.
Fonte: FGM com dados da Secult Goiás.
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025