Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Governo de Goiás investe em formação cultural fazendo a economia do Estado girar

Publicado em 18/ago/2020


A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que o Governo de Goiás, investiu na cultura que também se enquadra na formação do cidadão, ampliando as oportunidades, divulgando o trabalho dos artistas e fazendo a economia do Estado girar. Só em 2020, já foram direcionados quase R$ 500 mil a projetos do Fundo de Arte e Cultura – (editais de 2018), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Cultura (Secult Goiás).

O Fundo de Arte e Cultura de Goiás é um dos principais mecanismos de incentivo à produção cultural do Estado, que  permitiu um grande avanço na política cultural goiana, tornando-a mais democrática e plural. O benefício abrange os mais diversos segmentos artísticos, como música, literatura, teatro, dança, cinema, cultural popular, patrimônio, museus e outros.

Entre os editais, estão os de “Literatura”, com a Hora do Conto – Histórias em Libras, cujo objetivo é a acessibilidade,  promovendo encontros com a participação de professores, intérpretes de libras, alunos e a comunidade em geral, para contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em Português, simultaneamente. Para conferir a programação completa, basta acessar o site e se inscreva.

Outro destaque é o projeto Pra Ler o Mundo, que vem recheado de atrações culturais para as crianças, com apresentações e narrações de histórias infantis, teatro, oficinas de brinquedo e yoga, e uma vez por mês, uma live com “Encontro com a Literatura Infantil veja mais no site.

Já o edital “Artes nas Escolas”, engloba o projeto CRIARTE, da Comunidade Educacional de Pirenópolis – COEPi, que oferece ações socioeducativas para crianças e adolescentes, de 5 a 12 anos, que participam de atividades integradas em período oposto ao da escola. O objetivo é aprofundar a relação com alunos e suas famílias, ocupar o tempo ocioso de crianças em atividades lúdicas e significativas, além de propiciar o contato dos alunos com diversas expressões da arte.

Ainda falando em artes, tem o 2º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Mabri, da cidade goiana de Britânia, contemplado pelo edital de “Artes Visuais”. O concurso distribuiu a maior premiação, no formato on-line, do Brasil, a 26 artistas selecionados entre os mais de 2 mil inscritos.

Tem também o edital “Bolsa de Formação em Artes”, que investe em cursos de Formação em Técnico de Áudio e Mixagem, no Instituto de Áudio e Vídeo – IAV, considerada a única escola especializada em áudio do Brasil, que propõe formar e qualificar pessoas para serem profissionais no mercado de áudio.

Iniciativa relevante também é o edital da “Juventude”, que visa reconhecer, fomentar e incentivar ações para a cultura protagonizadas por jovens, entre 15 a 29 anos, levando visibilidade da diversidade de expressões da cultura brasileira. Nesse formato integram os projetos ACRI a Cultura Invade a rua, e Figuras Mágicas, que realizam apresentações e várias atividades artísticas para a comunidade em geral.

Fonte: FGM com dados da Secult Goiás.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


Contatos


E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios