Governo de Goiás lança ferramentas para enfrentamento da Covid-19

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipal sobre a segunda edição do Fórum da Saúde, que teve a iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), discutiu “As ferramentas para enfrentamento da Covid-19”, dando o início nesta terça-feira, 30. O evento leva informações, debate e esclarece dúvidas dos profissionais de saúde da rede pública e privada, em tempo real e de forma interativa.
Dando orientação para lavagem de mãos frequentes, uso da etiqueta respiratória, manutenção do distanciamento social (de, pelo menos, dois metros) são as principais recomendações para a população. De vendo também evitar as visitas de amigos e parentes; e sair de casa, apenas nos casos de necessidade.
Durante a live o médico Adiel Alves de Sousa falou sobre “Covid-19 – manejo clínico na atenção primária”. O profissional explicou que o Ministério da Saúde identifica como casos suspeitos os pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta ou coriza, que podem ou não ser acompanhados de outros sinais – anosmia (perda do olfato), ageusia (perda do paladar), diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e dor de cabeça.
Abordando a importância da identificação do caso de Covid-19, na atenção primária, por ser uma doença nova, que pode apresentar vários sintomas. De acordo com o médico se identificar o paciente como suspeito, deve-se agir de acordo com os protocolos, com uso de EPIs e distanciamento adequado. “Não se deve esperar que o paciente tenha um quadro extremamente típico, com certeza de que é Covid. Qualquer sintoma respiratório pode ser um caso de Covid-19, e tem-se que estar preparados para isso”, orientou.
“Manejo clínico na emergência” foi o tema do médico Boaventura Braz de Queiroz. O infectologista explicou que 80% das pessoas que contraem Covid-19 são assintomáticos, enquanto os demais 20% apresentam sintomas leves, moderados ou graves. Entre os grupos de risco, estão pessoas com mais de 60 anos, com diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, obesidade, imunossupressão e sangue tipo A.
Acesse aqui o link do debate da SES-GO.
Fonte: FGM com dados da Sec. Saúde.