Governo de Goiás oferece apoio técnico para municípios terem acesso ao Cofinanciamento

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Governo de Goiás, promove, a partir desta quinta-feira (20/05), apoio técnico para os municípios sobre a inserção do plano de ação e a aplicação do Cofinancimento Estadual no Sistema Integrado de Gestão (SIGs/GO) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O primeiro a ser atendido será o Grupo 1, composto por 20 municípios de médio porte, grande porte e metrópole.
O treinamento, nesta quinta-feira, teve início às 8h30 e vai até às 10h30. Os municípios devem fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/pQCzq4cq5P42Qg3T7. A sala virtual está disponível em: https://goias.zoom.us/j/81582220538?pwd=U25UbWdwbWZXc0ZvVWJYNDA3SlN5UT09.

O SIG foi customizado para atender às demandas do cofinanciamento que o Governo de Goiás enviará aos municípios goianos para ajudar a custear a assistência social. Ao todo, serão R$ 28 milhões de contrapartida estadual.
Os municípios do Grupo 1 são: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás. Serão cinco participantes de cada, somando 100 técnicos, ao todo.
As vagas são dividas em: uma para secretário de assistência social; duas para técnicos em gestão do Suas ou do Fundo Municipal de Assistência Social; e duas para o Conselho Municipal de Assistência Social, que pode ser o presidente ou um dos conselheiros.
Já foram realizadas duas reuniões virtuais nos dias 13 e 14 de maio, com nove municípios na modalidade município-piloto. Eles receberam capacitação para operacionalização do sistema, a fim de apontarem as inconsistências e ajustes necessários. Participaram os municípios de Corumbá de Goiás, Goianira, Guarani de Goiás, Jussara, Nerópolis, Novo Planalto, Rio Verde, Santo Antônio de Goiás e Simolândia.
Desde terça-feira (18/05) o sistema está aberto para todos os municípios inserirem os seus planos de ação e aplicação. A partir de sexta-feira (21/05), será iniciada a etapa da prestação de contas.
FGM e Seds