Saúde orienta liberação da vacina bivalente contra a Covid-19 para público acima de 18 anos

  • por

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta os 246 gestores municipais do estado a ampliar a faixa etária para receber a vacina bivalente contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. A recomendação segue novas diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde, desta segunda-feira (24/04), com o objetivo de aumentar o número de imunizados em todo o Brasil.

De acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério, todas as pessoas maiores de idade, independentemente de comorbidades, que tenham tomado ao menos duas doses do esquema primário com a vacina monovalente ou como dose de reforço, dentro de um intervalo mínimo de quatro meses, devem receber doses do imunobiológico.

A mudança nos parâmetros considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica da população. A proteção abrange a variante Ômicron e suas subvariantes. Os 246 municípios do estado estão abastecidos com o imunizante desde a realização da primeira fase da campanha.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirma que todos os municípios estão preparados. Segundo ela, Goiás recebeu 751.584 doses e mais de 571 mil doses já foram entregues às prefeituras. “Até o momento apenas 249.399 doses da vacina bivalente foram aplicadas em Goiás, atingindo apenas 15,5% de cobertura vacinal”, informa.

FGM e SES