Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Governo realizará estudo em seis Municípios Goianos para mapear o predomínio da COVID-19

Publicado em 19/maio/2020


O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) firmaram uma parceria para aplicar a Pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid-19). O estudo será realizado em 133 Municípios com as maiores divisões demográficas em todas as regiões do país. Serão testadas 250 pessoas em cada cidade selecionada. Diante disso o presidente da FGM e vice-presidente da CNM, Haroldo Naves, pede o apoio de todos os gestores goianos e a população para coleta de dados desse importante levantamento, que pretende mensurar a propagação do coronavírus e será realizado em etapas.

Além de mapear o predomínio do coronavírus, a pesquisa vai avaliar a velocidade de expansão da doença no país, levantar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes nessas 133 “cidades sentinelas” escolhidas de acordo com os dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, serão testadas para o novo coronavírus 99.750 pessoas dos Municípios selecionados.

O estudo já é considerado o maior já feito em nível mundial para mensurar a prevalência da Covid-19. Com as informações coletadas, será possível determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; avaliar os sintomas mais comuns; obter cálculos precisos da letalidade da doença; estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, bem como permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de distanciamento social com base em evidências científicas.

Os municípios goianos que passaram pelo estudo são: Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, São Luís de Montes Belos-Iporá, Porangatu-Iruaçu, Luziânia-Águas Lindas de Goiás.

Fonte: FGM com dados da CNM.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


Contatos


E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios