Haroldo Naves, presidente da FGM, participa do 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto – SP

Parcerias público-privadas (PPPs), gênero e diversidade, desenvolvimento de cidades e Educação foram alguns dos temas discutidos na 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios, realizada pela Associação Paulista de Municípios (APM). O evento ocorreu em Ribeirão Preto nesta semana, entre os dias 9 e 11 de maio, e teve como tema “Município Forte. País Desenvolvido”.

O congresso, que ocorre anualmente, reuniu lideranças e gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. Na saúde, foram discutidos os desafios encontrados para melhorar e otimizar os recursos para a área. Já na área do desenvolvimento municipal, foi debatido a promoção do desenvolvimento econômico e melhoria de qualidade de vida, com o Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação 2040, que inclui planejamento estratégico integrado e projetos de readequação para diminuir o déficit habitacional.

Além destes, outros assuntos foram discutidos, como a importância de PPPs e de sua fiscalização, além da discussão de editais e legislações pertinentes ao desenvolvimento de projetos municipais. Em pauta também estiveram a Modernização Administrativa e o Desenvolvimento Econômico das Cidades, Reforma Tributária, Segurança nas Escolas, Mudanças Climáticas, entre outros.

De acordo com o presidente da APM, o congresso visa criar a oportunidade de integrar os gestores e técnicos em um ambiente de aprimoramento de conhecimento e troca de experiências. “Fortalecendo assim o protagonismo da administração pública municipal, na relação com os demais entes federados”, afirma.

O presidente da Federação Goiana de Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, participou do evento e destacou a importância da parceria e do intercâmbio de experiências proporcionados durante o evento. O presidente também participou do Painel de Desenvolvimento e Inclusão Social, na qual frisou o fortalecimento do Movimento Municipalista e destacou o Prefeito Thiago Ricardo Ferreira de Campina do Monte Alegre-SP, único Prefeito do Brasil com paralisia cerebral, como um exemplo de superação.

 

Presidente da FGM, Haroldo Naves, fala no painel de Desenvolvimento e Inclusão Social no 65º Congresso Estadual de Municípios

COMUNICAÇÃO FGM