Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



I Seminário de Fortalecimento do Sistema de Controle nos Municípios

Publicado em 29/maio/2018


A Controladoria-Geral do Estado de Goiás idealizou o I Seminário de Fortalecimento do Sistema de Controle nos Municípios, e a Federação Goiana de Municípios é parceira de mais essa capacitação. Com o intuito de sensibilizar os gestores executivos municipais a investirem na melhoria do sistema de controle interno e na transparência pública, por meio da apresentação de temas que possam ajudar os municípios na sua atuação. Foram consideradas as macrofunções atuais de controladoria: Controle Interno, Fiscalização de Contas de Contratos de Gestão, Transparência Pública, Ouvidoria e Corregedoria. Objetiva, ainda, sugerir boas práticas para que os gestores possam ter um caminho a seguir quando forem implantar ou reformar seus sistemas de controle.

Carga horária do evento: 8h.

Inscrições – VAGAS LIMITADAS! – Garanta já a sua!

Palestrantes – Conheça os profissionais confirmados

Sávio Luiz Pereira Nascimento

Auditor Federal De Finanças E Controle Da Controladoria-Geral Da União (Cgu-Go). Instrutor De Orçamento Público E Direito Administrativo Pela Enap, Esaf E De Auditoria Governamental Pela Cgu; Autor Dos Livros Finanças Públicas E Lei De Responsabilidade Fiscal.

Maria D’abadia De Oliveira Borges Brandão

Superintendente de Transparência Pública da Controladoria-Geral do Estado e Secretária Executiva do Conselho de Transparência e Combate à Corrupção. Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Pós graduada em Formação de Multiplicadores da Cultura Gerencial, Planejamento Estratégico e Políticas Públicas. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás.

Bruno Barra Gomes

Promotor de Justiça do Estado de Goiás desde 2006. Coordenador do CAO de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público do MPGO. Graduado em Direito pela PUC-GO. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera/Uniderp

Vinicius Nascimento Santos

Auditor de Controle Externo do TCMGO, atualmente Chefe de Divisão da Secretaria de Atos de Pessoal, formado em Direito pela PUC/GO, pós-graduado em Direito Tributário; Políticas Públicas; Controladoria; Gestão de Pessoas e autor de artigos em periódicos especializados em direito administrativo e municipal.

Samira Jorge

Gestora Jurídica, Superintendente da Corregedoria-Geral do Estado, graduada pela PUC-GO, especialista em Direito Penal pela UFG.

Rafael Arruda

Mestre em Ciências Jurídico-econômicas Pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (portugal). Procurador do Estado de Goiás. Formação em Compliance Pela Escola de Negócios e Finanças da Febraban e em Governança de Estatais Pela Fundação Dom Cabral. Advogado.

Gilberto Walller Júnior

Procurador Federal, ocupa o cargo de Ouvidor-Geral da Ouvidoria-Geral da União, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) desde março de 2016. Graduado em Direito pela Universidade de Taubaté (1996). Na CGU, atuou também como Ouvidor Geral da União Adjunto (2013/2016) Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda (julho a agosto de 2013), Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes (fevereiro de 2009 a julho de 2013) e Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional (fevereiro de 2006 a setembro de 2007). No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desempenhou os cargos de Subprocurador Geral (2007 a 2008) e Corregedor Geral (2001 a 2004), dentre outros.

Programação – 13/06/2018

Credenciamento

8h

Solenidade de Abertura com a presença do Excelentíssimo Senhor Governador

José Eliton de Figuerêdo Júnior

9h

A Modernização do Sistema de Controle Interno para o Fortalecimento da Gestão

Sávio Luiz Pereira Nascimento

9h40

Conhecendo o Passado para Construir o Presente: o Processo de Melhoria Contínua do Portal da Transparência do Estado de Goiás

Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão

10h20

Panorama da Transparência nos Municípios Goianos

Bruno Barra Gomes

10h50

Espaço para perguntas

11h20

Almoço

12h

Controle Interno e Monitoramento dos Atos de Pessoal

Vinicius Nascimento Santos

13h30

Poder da Administração Disciplinar como Medida de Eficiência na Prestação do Serviço Público.

Samira Jorge

14h10

Parcerias Voluntárias com o Terceiro Setor

Rafael Arruda

14h40

Participação, Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos da Administração Pública.

Gilberto Walller Júnior

15h20

Espaço para Perguntas

17h

Coquetel de Encerramento

17h30

Obs.: Programação sujeita a alterações.

Inscrições – VAGAS LIMITADAS! – Garanta já a sua!


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios