IBGE convida os Gestores para participarem do Repacs

O IBGE, para garantir a operação do Censo Demográfico 2022, convida os Gestores Goianos à participarem das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs). O objetivo primordial das reuniões é propiciar a participação da comunidade local, dando transparência à operação censitária no município. Elas são também uma oportunidade-chave para reportar ao Instituto os aspectos de seu território e população.  Só assim, os agentes poderão ter ciência de questões específicas de cada localidade.

O Censo Demográfico, que está previsto para ocorrer ainda em 2022, produzirá dados imprescindíveis para o planejamento público e privado da próxima década. Os benefícios e resultados de sua realização pertencem à sociedade brasileira. Em especial, as políticas públicas voltadas os municípios. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, é determinado pelo número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE.

Por isso, é essencial que os municípios participem ativa e interativamente dos preparativos para a operação Censitária. O diálogo e a parceria entre prefeituras e IBGE são imprescindíveis, e o principal canal de comunicação disponível são as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo.

Na primeira reunião, que poderá ser realizada até 30 de dezembro/2021, os tópicos propostos são: mapas municipais, apoio para os postos de coleta, salas de treinamento, cessão de espaço e internet, apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros, divulgação dos Processos Seletivos Simplificados – PSS e Programa e projetos, tais como Projeto IBGEeduca, Áreas Indígenas e Quilombolas, Parcerias com Síndicos e Condomínios.

FGM e IBGE