IBGE e FGM realizam Webinar para esclarecer sobre a pesquisa MUNIC de 2020

A Federação Goiana de Municípios (FGM) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizaram na quinta-feira, 08, uma Webinar a respeito dos esclarecimentos e instruções sobre a pesquisa MUNIC do IBGE. Participaram da reunião virtual o Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha e representando o IBGE, o Chefe Setorial em Goiás, Edson Vieira, e o Gerente de Acompanhamento e Supervisão Técnica, Alessandro de Siqueira.
A pesquisa MUNIC busca respostas sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento  dos municípios, é feita no Brasil todos os anos, desde de 1999, menos em anos que acontecem censos demográficos, que por conta da pandemia do Coronavírus não será realizado em 2020.  Ao falar sobre a pesquisa o Chefe do IBGE em Goiás, Edson Vieira destacou que a mesma além de dados gerais, é uma importante ferramenta para os municípios. “Ela permite que políticas setoriais sejam feitas, além de possibilitar que a boa gestão seja vista pelo Estado e pelo Brasil”.
Em sua apresentação, o Gerente de Acompanhamento e Supervisão Técnica, Alessandro de Siqueira, esclareceu sobre a temática da pesquisa e de como será feito o levantamento. Os temas são: recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente, gestão de riscos e de desastres, Covid 19, que é a novidade desse ano. Alessandro relembrou que a pesquisa que era sempre feita presencialmente, esse ano ocorrerá de forma virtual.  As informações poderão ser passadas diretamente no site do IBGE, com um questionário online, ou se o município preferir, as respostas dos questionários podem ser enviadas por e-mail, com um PDF editável disponibilizado pelo Instituto.
Edson Vieira esclareceu a respeito das datas para envio das informações por parte das prefeituras. O chefe setorial em Goiás, destacou que o prazo é de duas semanas para responder a pesquisa depois do contato, e estabeleceu um prazo até de entrega até o fim do mês de Outubro. “O IBGE disponibilizou um site de atendimento chamado (fale conosco), onde é possível informar problemas técnicos e de digitação. Além de poder falar diretamente na agência da entidade, as equipes estão preparados para atender de forma competente”.
Assista a apresentação completa
FGM E IBGE
As entidades comemoram a parceria que só trás benefícios aos municípios goianos. O Chefe do IBGE em Goiás, Edson Vieira destacou toda equipe da Federação Goiana de Municípios com o  profissionalismo no trato com o IBGE, recebendo respostas rápidas. “Sinto que o IBGE está sempre muito bem representado”.  O Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, agradeceu a parceria. “Reforço a importância do IBGE nas ações dos municípios, nosso papel é encurtar os caminhos para que através das nossas informações, as mensagens sejam levadas aos gestores municipais”.
FONTE: Assessoria de comunicação FGM