ICMS aumenta e deixa setembro próximo de terminar superavitário

Foram creditados hoje (18) os valores do terceiro repasse referente à participação dos municípios goianos no ICMS. O valor distribuído, conforme divulgação da Caixa Econômica Federal, é de R$ 41.906.321,82, o que representa um ganho de 51,38% sobre o repasse da terceira semana de setembro de 2017, em valores nominais. Mesmo com a atualização feita pelo IPCA, o ganho percentual ainda é alto, de 44,89%.

Com este repasse, a diferença entre o total acumulado em setembro, comparado com o mesmo período de 2017, passou a ser de R$ 11.131.246,54, o que projeta um fechamento superavitário para setembro, considerando o valor repassado no ano anterior para o quarto repasse de setembro. Em relação ao acumulado anual, a tabela abaixo, preparada pela área de finanças da Federação Goiana de Municípios (FGM), mostra que, em valores nominais, 2018 volta a ter um pequeno ganho, de 2,89%, em relação ao ano anterior:

Com a proximidade do atual exercício financeiro, a expectativa é que o ICMS alcance alguma recuperação e termine com um ganho em relação ao ano anterior. Em 2017, o ano terminou com  um ganho nominal de apenas 0,04%. O presidente Haroldo Naves comentou o relatório da área de finanças: “Com a atualização da inflação, 2017 terminou com perda. Se os próximos meses tiveram um comportamento normal, acreditamos que este ano irá terminar com algum ganho”, concluiu.
Veja aqui o valores distribuídos por município.
Fonte: FGM com dados da Sefaz