Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



ICMS despenca no quarto repasse de outubro

Publicado em 23/out/2018


Após o anúncio de um ganho de 97,44% no repasse da semana passada, o anúncio do valor do quarto repasse do ICMS, neste mês de outubro, preocupou os gestores municipais. Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição do recurso, será distribuído hoje (23) o montante de R$ 8.724.197,79, que representa uma queda de 73,44% em relação ao mesmo período em 2017. Os valores, calculados pela Federação Goiana de Munícipios (FGM) já contemplam a atualização inflacionária pelo IPCA.

Como consequência deste minguado repasse, outubro volta a ter um crescimento negativo, de 3,60%, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, e o fechamento do mês, que ocorre com o repasse do próximo dia 30, fica ameaçado, podendo fechar com perda em relação a 2017.

O acumulado anual, em valores nominais, sem a atualização da inflação no período, permanece com um ganho desinteressante de meros 0,81%, que desaparecem com a atualização inflacionária. Como destaca Haroldo Naves, presidente da FGM, “faltam poucos meses para o final de 2018 e até o momento não houve um crescimento do ICMS que faça frente às crescentes despesas dos municípios”.

No anexo, com cálculo da FGM, é apresentada a distribuição dos valores para cada município associado. Valores para municípios não associados podem ser consultados com a equipe de relacionamento da Federação Goiana de Municípios pelo telefone (62) 3999-7471.

Veja aqui o valor do seu município.

Fonte: FGM com dados da SEFAZ

 

 


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios