ICMS: Valores da terceira semana de junho já estão disponíveis

Já estão disponíveis para as administrações municipais os valores referentes a terceira semana do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O total distribuído aos municípios goianos é de R$ 28.349.011,28 – já deduzido o repasse de 20% ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB
Comparado ao mesmo período de 2017 este repasse representa um ganho de 152,59%. Apesar de significativo este ganho não foi suficiente para que junho se recupere em relação ao ano anterior, deixando para o próximo repasse a responsabilidade para que não haja perdas neste mês, conforme se demonstra na tabela abaixo:

O presidente da FGM alerta em relação ao comportamento do ICMS, pois “em 2018 somente janeiro e fevereiro tiveram ganho em relação a 2017, conforme levantamento realizado pela FGM, e junho, parece caminhar neste mesmo sentido. Os prefeitos e prefeitas precisam tomar cuidado com as despesas nos municípios, em especial agora que se inicia a devolução do Imposto de Renda, o que reduz também o FPM, outra importante fonte de receita das administrações locais”, explica Haroldo Naves.
 
Veja os valores de cada município