Índice Pelo Futuro das Cidades (IFC): uma nova abordagem para avaliação da gestão municipal em Goiás

No cenário da gestão municipal, é de suma importância ajustar constantemente os métodos de avaliação para refletir com precisão o progresso e as necessidades emergentes. Com esse compromisso em mente, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação Goiana de Municípios (FGM) lançaram o Índice Pelo Futuro das Cidades (IFC), que agora substitui o antigo Índice de Gestão Eficaz (IGE) e visa identificar não apenas os pontos de excelência, mas também as áreas que necessitam de melhorias em cada município.

O IFC representa um compromisso renovado com uma avaliação mais abrangente e detalhada do desempenho dos prefeitos, concentrando-se em pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável, inovação e inclusão social. Este índice visa proporcionar uma abordagem refinada para avaliar práticas municipais, fornecendo suporte crucial para tomadas de decisões estratégicas.

Diferente do antigo IGE, o IFC incorpora sete eixos fundamentais que serão minuciosamente avaliados, sendo eles: Educação, Economia, Saúde, Ambiental, Infraestrutura, Governança e Socioeconomia. Esses eixos abrangem desde a eficiência na gestão financeira até a implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão social. Além disso, o IFC busca cumprir as seguintes metas:

  1. Apoio à Tomada de Decisões:
    • Fornecer dados precisos para apoiar os gestores na tomada de decisões estratégicas.
  2. Incentivo ao Acompanhamento de Indicadores:
    • Estimular o acompanhamento de indicadores cruciais para o desenvolvimento dos municípios.
  3. Identificação de Pontos de Melhoria:
    • Permitir a identificação de áreas específicas de melhoria em cada um dos sete eixos avaliados.
  4. Potencial de Crescimento Municipal:
    • Avaliar o potencial de crescimento de cada município, orientando a implementação de políticas públicas eficazes.

O IFC, portanto, não se limita a ser uma métrica de desempenho; é uma ferramenta abrangente e estratégica que visa impulsionar o desenvolvimento dos municípios goianos. Ao premiar os melhores resultados, apoiar a tomada de decisões informadas e identificar áreas para aprimoramento, o IFC representa um avanço significativo no cenário da gestão municipal em Goiás.

Para acessar IFC, clique aqui.

 

COMUNICAÇÃO FGM