INEP disponibiliza videos que explicam sobre o preenchimento do Censo Escolar 2020

Reestruturação de conceitos, novos campos para preenchimento dos formulários no Sistema Educacenso e preenchimento do Censo Escolar 2020 em meio à suspensão das atividades escolares em função do novo coronavírus. Buscando superar esses desafios, em parceria com as redes de ensino de municípios e unidades da Federação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza uma série de transmissão sobre o Censo Escolar 2020.
A equipe técnica do Inep apresenta durantes as transmissões as principais alterações nos conceitos do censo e também nas regras do Sistema Educacenso, que traz um conjunto de formulários com perguntas, ou “campos”, para coleta de informações específicas sobre escola, turma, aluno, profissional e gestor escolar. Com o objetivo de contribuir para que escolas e redes compreendam exatamente os formulários, os técnicos detalharam tópicos de preenchimento como a situação de funcionamento da escola, declaração de início e término do ano letivo em 2020, profissionais, tipos de mediação didático-pedagógica e etapas de educação a distância. Os técnicos esclareceram ainda as principais dúvidas encaminhadas previamente pelas redes, selecionadas entre as mais de 1.500 que chegaram ao instituto.
Censo Escolar 2020 – O Sistema Educacenso ficará aberto para declaração das informações sobre matrícula até o dia 21 de agosto, com ampliação do prazo em relação aos anos anteriores. A data de referência para os dados informados, tradicionalmente a última quarta-feira do mês de maio, foi alterada neste ano para 11 de março, momento imediatamente anterior à interrupção das aulas em função da pandemia de COVID-19.
Assista a 2ª live – “Os conceitos e o preenchimento do Censo Escolar 2020
Confira a 1ª live – “As principais novidades do Censo Escolar 2020
Portaria n.º 357, de 22 de maio de 2020, com o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2020
Site do Censo Escolar
Assessoria de Comunicação da FGM, com dados do INEP, por Pedro Fellipe.