Inscreva-se para a XXIV Marcha em Defesa dos Municípios

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá sua 24ª edição realizada entre os dias 27 a 30 de março deste ano. As inscrições estão abertas e há um desconto para municípios filiados à Confederação Nacional de Municípios, além de gratuidade para prefeitos e prefeitas. A Federação Goiana de Municípios se disponibiliza a realizar a inscrição de interessados e reforça que é de suma importância que os gestores se inscrevam, uma vez que as vagas são limitadas. Inscreva-se!

O presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, reforça o convite aos gestores goianos e aponta que este é um momento de suma importância para demonstrar a força do movimento municipalista.

Histórico

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática que ocorre desde 1998. Ela tem o intuito de discutir questões que influenciam no dia-a-dia dos Municípios, assim como reivindicações do movimento municipalista. Servindo como um ambiente para articulação dos gestores públicos municipais, todos os anos a Marcha reúne mais de 5 mil prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores e parlamentares, além de ministros e do próprio presidente da República.

A ideia da Marcha a Brasília nasceu apenas dois meses antes da sua primeira edição, em 1998. Na época, alguns municipalistas participaram do Congresso Estadual de Municípios de São Paulo em Praia Grande (SP) e debateram sobre a importância de levar as pautas municipalistas à capital federal. Idealizado por Paulo Ziuloski – hoje presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) – o tema foi aprovado no congresso e, pouco depois, mais de dois mil prefeitos desembarcaram em Brasília.

Nesta primeira edição, gestores municipais marcharam do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, munidos de 13 reinvindicações. Na ocasião, a Marcha se consolidou como o maior evento político da América Latina em número de autoridades. Em 2017, quase 20 anos depois da sua primeira edição, com participação do presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, o evento recebeu especialistas e representantes do governo federal, incluindo o presidente da República, membros do Congresso Nacional e ministros do Judiciário.

Hoje, a luta da Marcha é por um pacto federativo mais justo e que possibilite aos gestores locais o oferecimento de melhores serviços à população. O evento não só tem forte influência no rumo da política brasileira, como também nas leis e decisões judiciais, sendo de suma importância para articulação e representatividade municipalista.

Auxílio aos prefeitos em hospedagem

A Federação Goiana de Municípios (FGM) se coloca a disposição dos prefeitos e prefeitas para colaboração no sentido de organização de hospedagem e transporte, para além da realização de suas respectivas inscrições. Lembramos que todos os gastos são de total responsabilidade das respectivas prefeituras e a Federação atua apenas como um agente intermediador e facilitador dos trâmites.

Os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico: @fgm-go.gov.br ou pelo número de telefone: (62) 3999-7450.

 

COMUNICAÇÃO FGM