Inscrições para prêmio de iniciativas de preservação do patrimônio cultural estão abertas
As inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade estão abertas, e vão até dia 21 de maio. O edital e incentiva a participação dos gestores locais. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prêmio reconhecerá as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.
Serão premiados, com R$ 30 mil, oito trabalhos representativos de ações no campo do patrimônio cultural, sendo uma de cada segmento, por categoria. São elas:
ü categoria I: iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural material: ações de identificação, documentação, proteção, conservação e promoção do patrimônio cultural material;
ü categoria II: iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural imaterial: ações de identificação, documentação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural imaterial.
Cada uma dessas categorias se desmembra nos seguintes quatro segmentos: entidades governamentais, seguimento I; empresas e fundações privadas, segmento II; outras instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada, segmento III; e pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos, segmento IV.
Podem concorrer ao Prêmio, os Municípios que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e que tenham tido ao menos uma de suas etapas concluídas em 2017. As inscrições podem ser feitas, até o dia 21 de maio, nas Superintendências do Iphan, que se encontram localizadas em cada um dos Estados brasileiros – ou via correio.
Mais informações a respeito da iniciativa aqui ou pelo [email protected].
Fonte: FGM com dados da FGM
Compartilhar
Relacionadas
2 out 2024
Prazo para execução da Pnab acaba em 31 de dezembro
27 set 2024
Sancionada lei que cria Semana Cultural Interescolar na educação básica
18 jul 2024
Municípios têm até 31 de julho para enviar Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB
17 jul 2024