Internet para Todos tem adesão de 70% dos municípios brasileiros

Quase quatro mil municípios já aderiram ao programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). De acordo com dados divulgados pela pasta nessa terça-feira (17), 3.865 prefeituras completaram a inclusão no programa e terão internet com alta velocidade em locais sem conectividade atualmente. Esse número equivale a 70% das cidades brasileiras.  

Para participar do programa, os prefeitos precisam assinar um termo de adesão. Nesse documento são definidas a infraestrutura básica e as condições para a participação no programa Internet para Todos. As prefeituras indicam as localidades que podem ser atendidas para receber as antenas e ter acesso ao sinal de internet. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas a preços reduzidos. 

A conexão de internet é feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo. Com investimentos de R$ 3 bilhões, o satélite está em órbita desde maio de 2017. A Telebras é a primeira empresa de telecomunicações credenciada pelo MCTIC. Ela será a responsável pela análise das localidades e iniciará a busca e credenciamento de empreendedores e pequenos empresários que serão os responsáveis por comercializar o serviço de internet em cada município.  

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MCTIC