Junho registra a primeira queda do FPM em 2019

Será creditado nesta sexta-feira, 28, o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro repasse de junho. Para Goiás serão distribuídos R$88.450.107,39 já descontados o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Em termos nominais, sem considerar a inflação no período, o sexto mês do ano finalizou com queda de 7,17% em relação ao mesmo período de 2018. Esta é a primeira vez neste ano (2019), que o montante repassado não superou ao ano anterior.

Um estudo realizado pela área de finanças da Federação Goiana de Municípios (FGM), mostra que a análise de junho também não foi favorável em relação ao repasse de maio, pois em termos nominais, houve perda 21,23%. Essa perda fica ainda maior quando é levada em consideração a inflação no período.

Segundo os cálculos da Federação, o ano em curso acumula 43,637 milhões, com um ganho nominal de 7,09%, o que representa uma variação de 2,890 milhões de crédito, comparado ao ano anterior. Haroldo Naves, presidente da FGM, relembrou o que as perspectivas já apontavam para o mês de junho, “Embora a situação do FPM em junho não tenha agradado, devido as quedas apontadas no repasse, já havia uma expectativa que o mês não seria favorável. Em contrapartida o acumulado anual continua positivo. Agora é hora de organizar as dividas municipais e correr atrás do prejuízo de junho”, ressaltou Haroldo Naves.

 
Fonte: FGM