Lançado catálogo com soluções para Municípios combaterem emissões de gases de efeito estufa

  • por

Foi lançado o catálogo de ações aplicáveis aos Municípios brasileiros para o combate às emissões de gases de efeito estufa. Se trata de uma plataforma com soluções que os Municípios podem implementar para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

A nova ferramenta possui 87 ações práticas mapeadas e o lançamento está disponível no canal do youtube do Observatório do Clima, para ter acesso clique aqui. O Catálogo tem o objetivo de mapear e compilar ações de mitigação e adaptação a nível municipal, a fim de promover o desenvolvimento sustentável com redução de emissões, instrumentalizando e engajando atores-chave para enfrentarem esse desafio. Essas iniciativas também podem ser visualizadas na plataforma do SEEG Soluções, para ter acesso clique aqui.

O SEEG Soluções é uma iniciativa que, após diálogos com prefeituras, listou as ações por setor, por impacto, onde e como elas podem ser aplicadas. Essa nova plataforma traz as ações adequadas para cada setor emissor e de acordo com o tamanho e as características municipais. Também são apresentados exemplos práticos das soluções que já estão sendo aplicadas nos Municípios.

O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) Municípios é uma plataforma para apoiar a ação climática nos Municípios brasileiros a partir de dois componentes: inventariar as emissões e remoções de gases de efeito estufa e oferecer um cardápio de soluções para mitigar as emissões com desenvolvimento sustentável.

As soluções foram organizadas em cinco grupos de atividades emissoras: agropecuária (16 soluções), mudança de uso da terra e florestas (dez soluções), transportes (22 soluções), eletricidade (19 soluções) e disposição e tratamento de resíduos (20 soluções). As fichas de soluções vem com um conjunto de mais de 20 informações complementares que buscam dar suporte para a sua implementação nos Municípios.

São elas: setor e subsetores relacionados à solução, descrição detalhadas sobre como a solução reduz emissões, características municipais mais propícias à aplicação da solução, categoria de ação relacionada (comunicação, planejamento, infraestrutura), ODS relacionados, aspectos administrativos e financeiros, referências (políticas, municípios, material técnico), cobenefícios ambientais, sociais e econômicos e os desafios.

As soluções de agropecuária englobam práticas que são de baixo carbono que conservam o solo e recuperam áreas degradadas, tanto para disseminar quanto para incentivar esse tipo de iniciativa. As ações relacionadas à mudança de uso da terra e florestas se referem a iniciativas municipais para coibir o desmatamento e incentivar ações de conservação e restauração da vegetação nativa.

No setor de transportes, foram listadas soluções de mobilidade urbana como a redução de viagens motorizadas, incentivos a deslocamentos coletivos e mobilidade ativa e a utilização de tecnologias mais eficientes e de baixa emissão. Já as soluções de eletricidade se referem à eficiência energética e geração distribuída renovável. Por fim, o setor de resíduos trouxe ações relacionadas com a gestão de resíduos sólidos e o tratamento de efluentes domésticos.

O SEEG Municípios computou as emissões de gases de efeito estufa de todos os 5.568 Municípios brasileiros. O levantamento cobre todos os anos de 2000 a 2018 e o estudo abrange mais de uma centena de fontes de emissões que estão organizadas em cinco categorias: agropecuária, energia, processos industriais, resíduos e mudança de uso da terra. Os dados estão disponíveis aqui.

Entender as emissões é o primeiro passo para que seja possível realizar ações para reduzi-las, assim como para pensar planos de ação climática e de adaptação.

FGM e CNM