MEC lança Avaliações Diagnósticas e Formativas para o ensino fundamental

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O Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens, lançaram oficialmente a Plataforma para Avaliações Diagnósticas e Formativas para o ensino fundamental.

A plataforma CAEd/UFJF (acesse aqui) reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. A avaliação possibilitará a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem do estudante, para fins de personalização do ensino, medindo de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizagem. A ferramenta está disponível tanto para rede pública quanto para a particular, caso haja interesse.

As Avaliações Diagnósticas Formativas se configuram como um método diferenciado dos aplicados atualmente, por não exigir que o estudante reproduza o conteúdo dado em sala de aula, mas sim que demonstre o seu desenvolvimento pessoal.

Os professores terão, ainda, acesso às devolutivas pedagógicas cuja proposta é auxiliar na definição das medidas e abordagens para reduzir as deficiências de aprendizagem com a compreensão da situação de cada estudante e turma. As matrizes de avaliação e as referências curriculares também estarão disponíveis para que os professores possam ter acesso. Além disso, todos os itens possuem comentários explicitando o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular.

O resultado também contribuirá com programas como o Tempo de Aprender, que tem o terceiro eixo voltado ao aprimoramento das avaliações da alfabetização e preconiza o provimento de avaliações formativas para atenção individualizada às redes públicas aderentes ao programa. Já no caso do Programa Brasil na Escola, o resultado ajudará na implementação da estratégia de acompanhamento personalizado das aprendizagens, sobretudo na redução das desigualdades em sala de aula e nas unidades escolares. Na plataforma será possível ainda monitorar o andamento dos dois programas, Tempo de Aprender e Brasil na Escola.

Acesse avaliacoes.mec.gov.br

Confira aqui o vídeo com a íntegra da cerimônia de lançamento.

FGM e Undime