MEC promove Formação Continuada para secretarias de educação
O Ministério da Educação (MEC) promove Formação Continuada de Secretários(as) e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação de todo o Brasil no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral. O objetivo é apoiar as secretarias de educação a elaborar, planejar, aprimorar e institucionalizar políticas de educação integral em tempo integral, com qualidade e equidade.
Essa iniciativa está inserida nas ações de assistência técnica do Eixo Formar do Programa Escola em Tempo Integral, sob coordenação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. As formações serão realizadas em todas as cinco regiões do Brasil, em parceria com renomadas Universidades Federais, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFGO), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
As inscrições para participar estarão abertas a partir de 4 de março, através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Cada Secretaria de Educação do país terá direito a até três vagas para sua equipe participar da Formação. Informações sobre vagas remanescentes serão divulgadas na página do Programa Escola em Tempo Integral no portal do MEC.
A expectativa é capacitar até 17 mil gestores públicos em todo o país ainda este ano, todos comprometidos com a expansão e qualidade das matrículas em tempo integral na educação básica. O curso é direcionado a secretários e dirigentes municipais de educação, assim como profissionais que trabalham nas secretarias de educação em diferentes áreas relacionadas à educação integral.
A formação é estruturada em cinco módulos abrangendo diversos aspectos, desde os fundamentos até a gestão democrática e participativa na implementação das políticas de educação integral. Com uma carga horária total de 100 horas, a metodologia inclui momentos formativos tanto síncronos quanto assíncronos, além de aulas presenciais, como encontros estaduais ou regionais, conforme o cronograma definido por cada universidade parceira.
Os participantes devem cumprir requisitos como ter acesso à internet, disponibilidade de pelo menos 8 horas semanais para participar de fóruns e webinários, e estar aptos a participar de encontros presenciais em seus estados ou regiões. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão emitido pela universidade parceira da região e pelo MEC.
Para mais informações sobre inscrições, os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected]. Para a região Centro-Oeste, a Universidade Federal de Goiás está disponível para esclarecer dúvidas através do e-mail [email protected].
COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Educação)
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