MEC promoverá capacitação sobre fase de planejamento do PAR 4 nesta quarta-feira (21)

  • por
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação-Geral de Acordos e Cooperação Técnica (CGATE) da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), promoverá uma capacitação sobre a fase de planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) 4, referente ao ano de 2021. A capacitação ocorrerá amanhã, quarta-feira (21), das 14 às 16h, de forma virtual.
O objetivo da ação é tratar sobre como deverá ser realizada a fase de planejamento pelos entes federativos, sejam os representantes das secretarias de educação que inserem os dados no módulo do PAR 4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), ou sejam os representantes das Ecim, designados pelos diretores que fornecerão os dados.
Para participar da capacitação é necessário solicitar o acesso através do e-mail: [email protected]
Plano de Ações Articuladas (PAR) 
O PAR é um planejamento plurianual da educação que todos os entes federativos precisam fazer para receber apoio técnico e financeiro da União para melhorias na educação básica pública. Essa etapa preliminar engloba diversas ações, como a obtenção de senha de acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), onde é elaborado e acompanhado o PAR de cada localidade, e o cadastramento de quadro técnico, equipe local, nutricionistas e conselheiros de controle social, por exemplo. Todas essas medidas estão detalhadamente explicadas no manual, para auxiliar os gestores locais e agilizar o preenchimento das informações.
FGM e MEC