MEC realizará Ciclo de Webinários Conae 2024
Em preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), realizará o Ciclo de Webinários Conae 2024, com o tema “Plano Nacional de Educação (PNE) em Debate: Garantia da Educação como Direito e Política de Estado”. O primeiro encontro será nestaa segunda-feira, 9 de outubro, com transmissão ao vivo pelo Canal do MEC no YouTube, a partir das 19h (horário de Brasília).
O primeiro encontro do Ciclo contará com a participação de Maurício Holanda Maia, secretário da Sase; Maria Selma Moraes Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação da Sase; e Heleno de Araújo, coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE). O debate será moderado por Luiz Roberto Alves, professor-pesquisador sênior da Universidade de São Paulo (USP).
O Ciclo ocorrerá de outubro de 2023 a janeiro de 2024. Especialistas e representantes de diversas áreas da educação vão debater as metas vigentes do PNE e as proposições para o próximo decênio do Plano. A série de debates é proposta como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do Novo PNE, instituído pela Portaria n.o 1.112/2023 e
Segundo Selma Rocha, os webinários são uma possibilidade não só de discutir os problemas tratados pelo GT do PNE, mas também de abordar os sete eixos da Conae. Tais eixos abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da Conae. Os webinários, dessa forma, vão favorecer as discussões das conferências do Conae em todos os seus âmbi
Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei n.o 11.697/23
A Conae 2024 pretende contribuir para a apresentação do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação do Plano vigente, assim como os problemas e necessidades educacionais da atual conjuntura. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que a Conferência resulte em proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. Sua finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais.
COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Educação)
Compartilhar
Relacionadas
12 set 2024
Encontro Anual de Gestores terá palestra de Gestão de Pessoas e Colare, faça já sua inscrição
11 set 2024
Pneerq: membros da governança da política terão bolsas
11 set 2024
Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores
11 set 2024