Ministério atende pedido do Movimento Municipalista e prorroga prazo do Censo Suas

Os gestores e profissionais da área têm novo prazo para preencher questionários do Censo Suas. A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) alterou a data do calendário para até o dia 31 de dezembro de 2020, incluindo o período de retificação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Goiana de Municípios, comemoram essa conquista e enfatiza que foi feita articulação junto ao Ministério da Cidadania, apontando as instabilidades e inconsistência apresentadas pelo sistema.
O Movimento Municipalisra reforça que os gestores municipais devem estar atentos ao preenchimento e às datas. E reitera ainda que o documento é o principal instrumento de monitoramento dos programas e serviços socioassistenciais oferecidos à população.
Em caso de dúvidas ou de erro no sistema, entre em contato com a SNAS, por meio da Vigilância Socioassistencial, no e-mail: [email protected] ou do telefone: 121 ou ainda 0800 707 2003. Também pelo Chat: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php ou acesse o link AQUI.
CENSO SUAS
O Censo Suas é um processo de monitoramento que coleta dados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelas secretarias e conselhos de Assistência Social, realizado anualmente desde 2007. Ressalta-se que o preenchimento do Censo Suas é obrigatório, sendo que sua ausência, implica na suspensão imediata dos recursos cofinanciados pela União junto aos municípios e estados.
Fonte: FGM com dados da CNM